Mundo
Passaportes mais valiosos do mundo; Conheça o ranking e veja a posição do Brasil
O que faz um passaporte ser valioso é a quantidade de países nos quais o portador do documento pode entrar sem a necessidade de visto.
Viajar é ótimo, pois possibilita conhecer novos países, novas culturas e novos costumes e, de forma geral, passar por uma experiência completamente nova e memorável. Para viajar para fora do país, é necessário ter um documento muito importante, que é o passaporte.
Mas você sabia que existem passaportes mais “valiosos” do que outros? Isso vai depender do país de origem do viajante. O que torna esse documento valioso é a quantidade países que seu portador consegue visitar, sem necessitar de visto.
É com base nessa ideia que existe um ranking de quais países possuem os passaportes mais valiosos do mundo. Quer saber em qual colocação o Brasil ficou? Continue lendo a matéria.
Passaportes mais valiosos
O primeiro país nesse ranking é o Japão, que permite visitar 193 destinos sem visto. É o quinto ano seguido que o Japão consegue conquistar o primeiríssimo lugar.
No segundo lugar, temos um empate. Coreia do Sul e Singapura conquistaram essa posição com 192 destinos possíveis sem visto, apenas um a menos que o primeiro colocado.
Em terceiro lugar temos outro empate. Dessa vez com os países Alemanha e Espanha, que permitem visitar 190 países sem visto.
No quarto lugar temos Itália, Luxemburgo e Finlândia, com 189 países. Em quinto, Dinamarca, Holanda, Suécia e Áustria, que podem visitar 188 países sem visto.
O Brasil, por sua vez, conquistou o 20º lugar, podendo visitar 170 países sem visto. Não é um número ruim e nem de longe um dos piores passaportes do mundo. Mas, no ano passado, o Brasil havia conquistado o 19º lugar, tendo caído uma posição.
Os piores passaportes
Se temos os melhores, também temos os piores passaportes para se ter. O pior passaporte do mundo pode visitar apenas 27 destinos sem visto. Trata-se do passaporte do Afeganistão, que ocupa a 109º colocação.
Com apenas 29 destinos vem o Iraque, ocupando a 108º colocação, sendo superado pela Síria, capaz de visitar 30 países. Em 106º lugar, podemos observar o Paquistão, que pode visitar 32 destinos.
Entre o Afeganistão, que pode visitar sem visto apenas 27 destinos, e o Japão, que pode visitar 193 países, temos uma “pequena” diferença de 166 destinos com portas abertas.
Se olharmos os piores colocados, é possível ter uma noção de quão valioso é o nosso passaporte brasileiro, ainda que ele ocupe o 20º lugar.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística23 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política13 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia9 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura