Conecte-se conosco

MEI

9 passos para escrever um plano de negócios perfeito

Publicado

em

Um plano de negócios torna o sucesso de uma empresa inevitável? Absolutamente não. Mas um bom planejamento geralmente significa a diferença entre sucesso e fracasso. No que diz respeito aos seus sonhos empresariais, você deve fazer todo o possível para preparar o terreno para o sucesso.

E é por isso que um ótimo plano de negócios é aquele que ajuda você a ter sucesso.

A seguir, mostramos um guia abrangente para criar um ótimo plano de negócios. Começaremos com uma visão geral dos principais conceitos. Lembrando que temos um artigo especial sobre plano de negócios para MEI para quem quer alavancar seu pequeno negócio.

  • Sumário executivo
  • Visão geral e objetivos
  • Produtos e serviços
  • Oportunidades de mercado
  • Vendas e Marketing
  • Análise competitiva
  • Operações
  • Time de gerenciamento
  • Análise financeira

Então, primeiro vamos ganhar uma pequena perspectiva sobre por que você precisa de um plano de negócios.

Conceitos chave

Muitos planos de negócios são fantasias. Isso porque muitos aspirantes a empreendedores veem um plano de negócios como simplesmente uma ferramenta. Ele é repleto de estratégias, projeções e hipérboles. Isso é um grande erro.

Em primeiro lugar, seu plano de negócios deve convencer de que sua ideia faz sentido. Seu tempo, seu dinheiro e seu esforço estão em risco.

Portanto, um sólido plano de negócios deve ser um modelo para um negócio de sucesso. Ele deve desenvolver planos estratégicos. Também deve favorecer planos de marketing e vendas. Além disso, deve criar a base para operações tranquilas e talvez – apenas talvez – convencer um credor ou investidor a participar.

Para muitos empreendedores, desenvolver um plano de negócios é o primeiro passo no processo de decidir se realmente abrirá um negócio. Determinar se uma ideia falha no papel pode ajudar um possível empresário a evitar o desperdício de tempo e dinheiro em uma empresa sem esperança realista de sucesso.

Então, no mínimo, seu plano deve:

Seja o mais objetivo e lógico possível

O que pode parecer uma boa idéia para uma empresa pode, depois de algum pensamento e análise, não ser viável devido à forte concorrência, financiamento insuficiente ou mercado inexistente.

Guia

Servir como um guia para as operações do negócio nos primeiros meses e às vezes anos, criando um modelo para os líderes da empresa seguirem.

Propósito

Comunicar o propósito e a visão da empresa. Descrever as responsabilidades de gerenciamento, detalhar os requisitos de pessoal, fornecer uma visão geral dos planos de marketing e avaliar a concorrência atual e futura no mercado.

Proposta para futuros investidores

Criar uma base para incentivar o financiamento de investidores e para os credores terem como avaliar a empresa.

Evidências

Acima de tudo, um bom plano de negócios é convincente. Ele fornece evidências concretas e factuais que mostram que a sua ideia de uma empresa são sólidas e razoáveis ??e têm todas as chances de sucesso.

Quem você deve convencer?

Em primeiro lugar, o seu plano de negócios deve convencê-lo de que a sua ideia não é apenas um sonho. Empreendedores são, por natureza, confiantes e positivos. Depois de avaliar objetivamente suas necessidades, você terá uma compreensão muito melhor de suas chances de sucesso.

E se você não estiver convencido, tudo bem: dê um passo para trás e refine suas ideias e seus planos.

Mal necessário

Muitas pessoas veem escrever um plano de negócios como um “mal necessário”. Em vez disso, veja seu plano como uma maneira gratuita de explorar a viabilidade de seus negócios em potencial e evitar erros dispendiosos.

Passo-a-Passo para criar um Plano de Negócios

1. Sumário executivo

O Sumário Executivo é um breve resumo dos objetivos e metas da empresa. Embora possa ser difícil se encaixar em uma ou duas páginas, um bom resumo inclui:

  • Uma breve descrição de produtos e serviços
  • Um resumo dos objetivos
  • Uma sólida descrição do mercado
  • Uma justificativa de alto nível para a viabilidade (incluindo uma rápida olhada em sua concorrência e sua vantagem competitiva)
  • Um instantâneo do potencial de crescimento
  • Uma visão geral dos requisitos de financiamento

Eu sei que parece muito, e é por isso que é tão importante que você acerte. O Resumo Executivo é muitas vezes a seção decisiva do seu plano de negócios.

2. Visão geral e objetivos

Fornecer uma visão geral do seu negócio pode ser complicado, especialmente quando você ainda está nos estágios de planejamento. Se você já possui uma empresa existente, resumir sua operação atual deve ser relativamente fácil. Pode ser muito mais difícil explicar o que você planeja se tornar.

3. Produtos e serviços

Na seção de Produtos e Serviços do seu plano de negócios, você descreverá claramente os produtos e serviços que sua empresa fornecerá.

4. Oportunidades de mercado

A pesquisa de mercado é fundamental para o sucesso do negócio. Um bom plano de negócios analisa e avalia a demografia do cliente, os hábitos de compra, os ciclos de compra e a disposição de adotar novos produtos e serviços.

5. Vendas e Marketing

Fornecer ótimos produtos e serviços é maravilhoso, mas os clientes precisam realmente saber que esses produtos e serviços existem. É por isso que os planos e estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso dos negócios.

6. Análise competitiva

A seção Análise competitiva do seu plano de negócios é dedicada a analisar sua concorrência. Tanto a concorrência atual quanto os concorrentes em potencial que podem entrar no seu mercado.

7. Operações

O próximo passo na criação de seu plano de negócios é desenvolver um plano de operações que irá atender seus clientes, manter seus custos operacionais em linha e garantir a rentabilidade.

Seu plano de operações deve detalhar as estratégias de gerenciamento, pessoal, fabricação, atendimento e estoque. Todas as coisas envolvidas na operação de sua empresa no dia-a-dia devem ser inclusas.

8. Time de gerenciamento

Muitos investidores e credores sentem que a qualidade e a experiência da equipe administrativa é um dos fatores mais importantes usados ??para avaliar o potencial de um novo negócio.

9. Análise financeira

Números contam a história. Os resultados finais indicam o sucesso ou fracasso de qualquer negócio.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS