Educação
PEC em trâmite no Senado deve diminuir inadimplência do FIES
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) alterará a forma de pagamento do financiamento estudantil.
O início desta semana começou com boas notícias para os estudantes universitários de todo o país, visto que tramita no Senado Federal uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que alterará a forma de realização do pagamento do financiamento. A PEC visa facilitar o pagamento do FIES, diminuindo, assim, a inadimplência.
O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) foi criado com o objetivo de facilitar o acesso aos cursos de graduação em instituições particulares de Ensino Superior, reconhecidas pelo MEC. Ao aderirem ao FIES, durante o curso, os estudantes pagam apenas os encargos da contratação.
Contudo, ao longo dos anos, foi se percebendo um efeito negativo nas concessões do financiamento, pois o nível de inadimplência é altíssimo, acumulando cerca de R$ 11 bilhões em parcelas atrasadas.
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), atualmente, mais da metade dos contratos do FIES estão em atraso. Hoje, o pagamento deve iniciar logo após a graduação.
O texto da PEC é dos parlamentares Tábata Amaral, Camila Jara, Amom Mandel, Duarte Junior, Pedro Campos e Alessandro Vieira, que compõem o Gabinete Compartilhado do Congresso.
Na PEC está previsto que o pagamento somente iniciará quando o estudante estiver trabalhando com carteira de trabalho assinada, tendo em vista que muitos formados com a ajuda do financiamento ficam inadimplentes, pois não conseguem emprego assim que se formam, o que ficou ainda mais evidente durante a pandemia da covid-19.
O FIES é o sucessor do Programa de Crédito Educativo (Creduc), de 1975, e, diferentemente do que muitos pensam, não foi criado durante a gestão do PT, mas sim o durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, em 1999, regulamentado em julho de 2001.
Desde então, ele vem sofrendo alterações, como a inclusão da taxa de juros zero.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp