Política
PEC pode conceder permissão para o trabalho a partir dos 14 anos
A PEC número 18 prevê reduzir de 16 para 14 anos a idade mínima para ingressar no mercado de trabalho. Veja pontos a favor e contra a proposta.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 18 prevê reduzir de 16 para 14 anos a idade mínima para ingressar no mercado de trabalho.
Leia mais: Vale a pena se tornar sócio do Nubank? Especialista responde
O texto é polêmico, tanto que está em discussão desde o ano de 2011 na Câmara dos Deputados. Dessa forma, se aprovada, a PEC vai permitir que jovens a partir de 14 anos possam trabalhar de carteira assinada.
Trabalho a partir dos 14 anos
Agora, cabe aos parlamentares votar se a proposta é ou não constitucional. Primeiramente é bom considerar que hoje os jovens só podem trabalhar de maneira formal como jovem aprendiz.
Para tanto é preciso ter pelo menos 16 anos. Dessa forma, hoje eles podem trabalhar numa carga horária de até 6 horas por dia. Apesar da PEC prever o trabalho mais cedo, os menores de 18 anos não podem exercer funções durante à noite.
Além disso, pela PEC o trabalho deve ser apenas em regime parcial. Ou seja, com até 30 horas semanais. Dessa forma, os jovens não poderiam fazer horas extras.
A PEC é polêmica por dividir opiniões entre os parlamentares. Para um grupo, a aprovação da proposta pode levar à exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Para esses deputados, a permissão para trabalhar precisa ser mantida pela idade mínima de 16 anos.
Por outro lado, o grupo que defende a redução da idade para ingressar no mercado de trabalho aposta que muitos já o fazem, mas de maneira ilegal. Assim, com a PEC aprovada, seria uma forma de garantir os direitos e incentivar a formalização.
Além disso, para os que apoiam a PEC, a inserção no mercado de trabalho é mais uma forma de ocupar os jovens, gerar renda para as famílias e reduzir as chances de que se envolvam com práticas criminosas.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes