Conecte-se conosco

Agronegócio

Pensa um pé de lichia em casa! Veja como cultivar a planta orgânica

Conheça as principais dicas de cultivo para que você possa aproveitar os benefícios do fruto sempre que quiser!

Publicado

em

A lichia é uma fruta pequena, de casca grossa e poupa suculenta, que tem se tornado cada vez mais popular. Rica em vitaminas e nutrientes variados, a lichia se adaptou bem ao clima tropical e seu cultivo possui alta rentabilidade. Apesar disso, o processo de plantação e cultivo exigem atenção e cuidado. Como as árvores são espaçosas e com raízes expansivas, o cultivo da planta em áreas internas é quase impossível.

Por isso, o mais indicado é cultiva-la locais onde a planta tenha espaço para se desenvolver e frutificar. Inclusive, com alguns detalhes no manejo durante os primeiros meses e realizando a poda a favor da árvore, você não terá problemas ao plantar a lichia.

Ainda assim, vale ficar atento às principais dicas que separamos para você obter sucesso no cultivo da planta. Veja!

Reprodução: Freepik

 

Como plantar

Clima

O clima ideal para cultivar lichias deve ser seco e frio antes de florescer, e úmido e quente após a plantação. As mudas devem ser plantadas ao final da primavera, de modo que a planta aproveite o verão para se desenvolver. A temperatura deve variar entre 28°C e 30°C para que a planta produza bons frutos. Além disso, vale ressaltar que os pés de lichia são extremamente sensíveis ao vento, e, portanto, devem ser protegidos contra correntes de ar.

Iluminação

As árvores de lichia devem receber grande quantidade de sol diariamente e as condições de luminosidade devem ser sempre boas de modo a favorecer o crescimento da planta.

Mudas

O ideal é que as mudas da planta sejam replantadas após um mês depois de feita a aquisição, já que as plantas são muito sensíveis e precisam de um “período de descanso” para se adaptarem ao novo solo.

Solo

O solo para plantar lichia orgânica deve ser fértil, mas equilibrado na quantidade de nutrientes e rico em matéria orgânica ou cobertura vegetal. Além disso, o solo deve ser úmido e com boa drenagem. Não se deve usar esterco puro em plantações de lichia. Além disso, antes do florescimento das árvores é preciso reforçar a quantidade de fósforo do substrato.

Regas

As regas devem ser feitas moderadamente, de modo a manter a terra levemente úmida. O solo nunca deve ficar encharcado, já que isso pode favorecer o desenvolvimento de fungos, além de contribuir para o apodrecimento das raízes.

Poda

A poda é o principal trato cultural para quem deseja plantar lichia orgânica, mas não deve ser o único recurso utilizado. Alguns fungos microrrizóicos são fundamentais para melhorar a saúde do sistema radicular.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS