Agronegócio
Pense antes de clicar: Apps de identificação de plantas podem gerar desinformação
Trio de botânicos europeus descobre que aplicativos de identificação de plantas não são totalmente confiáveis e alerta as pessoas.
A Inteligência Artificial vem dominando diversos setores no mundo, até mesmo o de plantas. No entanto, alguns aplicativos feitos para reconhecerem as diferentes espécies que existem na natureza não são totalmente confiáveis, e isso foi confirmado por meio de testes.
O estudo feito por botânicos europeus foi publicado na revista científica PLOS ONE. Julie Peacock, Karen Bacon e Neil Campbell baixaram seis dos aplicativos mais populares de identificação de plantas e realizaram os testes a partir de suas informações.
A revelação foi de que apenas 4% dos aplicativos reconhecem, de fato, as plantas através de fotos. Este é um grande problema, pois as pessoas podem ser levadas a acreditar que uma determinada erva é maligna quando, na verdade, não é.
Aplicativos de identificação de plantas
Julie Peacock revelou:
“Existem muitas razões pelas quais é importante que os aplicativos sejam precisos ou que as pessoas saibam que esses apps são um guia, mas, definitivamente, não são perfeitos.”
Para chegar a essa conclusão, tentaram identificar 38 espécies de plantas em quatro locais diferentes da Irlanda e fizeram o teste com cada um dos aplicativos. Os cientistas descobriram que alguns dos apps não deram a identificação exata.
Porém, Julie não descarta o uso completo dessa nova tecnologia.
“Eles têm um potencial enorme para as pessoas começarem a se envolver mais com as plantas.”
Trio de botânicos faz alerta
Os pesquisadores não indicam os aplicativos para pessoas que buscam identificar plantas comestíveis em meio à natureza, muito menos para agricultores e ambientalistas. No entanto, eles recomendam para amadores que desejam conhecer melhor diferentes espécies.
Dessa forma, as pessoas que querem começar a ter contato com plantas vão poder conhecê-las um pouco mais através do aplicativo e estudar sobre seu ambiente local. Mas verifique sempre as informações, visto que a tecnologia não é 100% precisa nas respostas.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho24 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística19 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências