Economia
Pense duas vezes antes de usar: o novo vilão da energia em sua casa
Aprenda a economizar mais na sua casa e descubra finalmente quem é o verdadeiro ‘terror da conta de luz’.
Por muito tempo, a geladeira ostentou a coroa de vilã do consumo de eletricidade, sendo conhecida como o aparelho eletrodoméstico que mais precisava de energia para funcionar. Entretanto, ao que tudo indica, esse pódio não é mais dela, já que outro “campeão“ surgiu.
De modo semelhante ao enredo de um gibi de super-heróis, onde sempre existe um malfeitor maior por trás do outro, o novo nome já está causando calafrios na espinha de muita gente. Você já imagina quem possa ser? Vamos descobrir isso agora!
Afinal, de quem estamos falando?
Como já foi dito antes, devido ao constante abre e fecha diário, a geladeira era sempre culpada pelo susto referente à conta de luz no final do mês. Porém, o real esbanjador estava oculto bem debaixo dos nossos narizes e nós só percebemos isso tarde demais.
Sem mais suspenses, estamos falando do ar-condicionado, o queridinho das pessoas que gostam de deixar o ambiente mais fresco em dias mais quentes. Apesar de ser um dispositivo indispensável em algumas regiões mais quentes do Brasil, isso infelizmente tem um preço alto.
Para manter um local constantemente resfriado, esse equipamento é obrigado a consumir uma alta taxa energética, e essa cifra pode ser ainda maior se tratando de um item mais antigo. Portanto, aqueles que desejam economizar devem limitar o uso do ar em algumas situações.
Também é possível optar por adquirir modelos mais modernos, os quais possuem um consumo mais moderado. Antes de realizar a sua compra, verifique essa questão com o vendedor e opte pelo objeto que menos trará problemas para o seu bolso.
Outro exemplo de aparelho que eleva os gastos de energia elétrica é a secadora de roupas. Não é à toa que muitas pessoas preferem fazer essa tarefa ao ar livre, utilizando o sol que ainda é gratuito.
Assim, além de estar economizando, o indivíduo também ajuda o meio ambiente, diminuindo os impactos que a fabricação de tais insumos pode causar.
Por fim, segundo especialistas no assunto, é possível economizar mais desconectando as máquinas que não estejam sendo usadas da tomada. Isso evita os gastos gerados pelo stand-by, aquela pequena luz que permanece acessa mesmo quando algo não está em atividade.

-
Economia2 dias atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças18 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Finanças1 dia atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia2 dias atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política2 dias atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Política23 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Economia2 dias atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar