Conecte-se conosco

Automobilística

Perca a CNH num piscar de olhos: conheça as infrações gravíssimas que acarretam essa punição

Dirigir é uma atividade que requer muito cuidado e atenção, tanto para a sua segurança quanto para a dos outros motoristas. Você sabia que existem infrações que podem fazem a sua CNH ser cassada na hora? Veja mais a seguir:

Publicado

em

Perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nunca é uma coisa boa, mas existem alguns cuidados que o motorista pode tomar para evitar isso.

Apesar da maioria das infrações terem punições mais brandas como multas e a já citada perda de pontos, também existem aquelas que podem até mesmo te fazer perder o direito de dirigir!

Esse é o caso das chamadas infrações suspensivas, que podem suspender a sua CNH de forma automática. O condutor que incorre a uma falta dessa natureza, além de ficar sem dirigir por um bom tempo, ainda é obrigado a pagar uma grande multa.

Segundo a lei, existem 20 ações que se realizadas no trânsito, podem te fazer dar adeus ao mundo das ruas e estradas. E um fato curioso é que a maioria delas são multiplicadoras, ou seja, o infrator será multado de forma multiplicada.

A multiplicação dos valores poderá ser de 2, 3, 5, 10, 20 ou até mesmo de 60 vezes. Então, já deu para perceber que os valores finais podem chegar a níveis altíssimos, não é mesmo?

O que a lei diz sobre para suspensão do direito de dirigir?

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), existem duas situações em que um motorista pode ser privado do seu direito de dirigir.

Elas são: atingir o máximo de pontos permitido ou incorrer numa infração suspensiva. Na primeira opção o limite, geralmente, pode variar de 20 a 40 pontos, conforme o índice de infrações gravíssimas cometidas em até 12 meses.

Já no segundo caso, a suspensão é simplesmente realizada de maneira imediata, acontecendo na hora. E isso independentemente da pontuação do condutor do veículo.

Ainda conforme os dados do governo, uma das faltas que mais levam à perda de carteira no Brasil, é dirigir alcoolizado. Ou então, realizar manobras perigosas e disputar corridas de rua, os famosos “rachas”.

Lembrando que, se recusar a fazer o teste do bafômetro, não prestar socorro para uma vítima de acidente, conduzir numa velocidade acima de 50% à máxima permitida, entre outras coisas, também pode fazer com que os órgãos competentes cassem a sua CNH definitivamente!

E conforme o entendimento das autoridades, dependendo da situação, a sua licença pode ficar suspensa de 2 até 18 meses. Após esse período ter passado, é necessário que o motorista realize um curso de reciclagem para poder voltar às as ruas de forma legalizada.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS