Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Perigo na entrevista de emprego: Uma frase comum que pode custar sua vaga

Publicado

em

Entrevistas de emprego costumam ser estressantes, então é muito importante se preparar para tudo, visando causar a melhor impressão possível — isso tudo sem usar de falsidade e fingimento, é claro. Angela Santone, vice-presidente executiva sênior de recursos humanos da AT&T, tem muita experiência em entrevistas e compartilhou sua opinião.

Angela deu as informações para o portal CNBC Make It. Lá, ela comentou sobre diversas coisas, compartilhando sua opinião e ainda revelando uma frase — uma resposta, mais especificamente — que você nunca deve falar, pelo menos se desejar causar uma boa impressão.

Postura na entrevista

Inicialmente, vamos lembrar de coisas geralmente consideradas inadequadas para se dizer durante uma entrevista. Por exemplo, é recomendado não fazer comentários negativos sobre empregadores anteriores ou colegas de trabalho, assim como é fundamental não mentir ou exagerar sobre suas experiências, habilidades e conhecimentos.

Em vez disso, concentre-se em suas realizações e habilidades com mais relevância para o cargo ao qual se candidatou. É importante mostrar entusiasmo e desejo pela oportunidade, demonstrando como você pode trazer mais valor para a empresa.

Outra dica é perguntar ao entrevistador sobre o cargo e a empresa no geral, pois isso demonstra interesse e vontade de fazer parte da equipe, não apenas de conseguir o emprego. Resumidamente, é importante se preparar e evitar dizer coisas que possam prejudicar suas chances de conseguir a vaga, como é o caso da frase a seguir.

A frase proibida, de acordo com a especialista

Angela deve ter entrevistado centenas ou até milhares de candidatos, visto que está há mais de 20 anos trabalhando no RH. Ela compartilha a pior resposta que um entrevistado pode dar quando é perguntado sobre uma situação em que errou e o que ele pôde tirar de aprendizado disso.

“Eu sempre fico surpresa quando faço essa pergunta e as pessoas dizem: ‘Não consigo pensar em nenhuma’. Todos nós somos humanos, todos nós cometemos erros. Você quer mostrar ao entrevistador que se sente à vontade para falar sobre essas falhas e, o que é mais importante, que aprendeu algo e cresceu com essa experiência”, disse ao CNBC Make It.

Assim, a pior resposta é não ter resposta alguma para uma questão tão simples, que acontece — bem mais de uma vez, inclusive — na vida de todos. Então, quando for para uma entrevista, tenha essa pergunta em mente e lembre-se de alguma situação em que errou e aprendeu com isso, mostrando seu potencial de aprendizado e evolução.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS