Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Perspectiva de ‘freio’ nos juros dos EUA ativa alta de bolsas asiáticas

Enquanto o índice Hang Seng, de Hong Kong, cresceu 1,93%, o nipônico Nikkei subiu 1,75%

Publicado

em

A percepção predominante do mercado, de que o Federal Reserve (Fed) – o bc ianque – poderá manter os juros dos EUA no patamar atual, aliado ao bom desempenho de ações de financeiras chinesas deram o tom de alta das bolsas asiáticas, na sessão desta quinta-feira (12).

Mediante esse cenário ‘favorável’, o índice Hang Seng, de Hong Kong, valorizou 1,93% a 18.238,21 pontos, enquanto o nipônico Nikkei subiu 1,75%, a 32.494,66 pontos (com destaque para papéis de tecnologia e automação), o sul-coreano Kospi cresceu 1,21% em Seul, a 2.479,82 pontos, e o taiwanês Taiex avançou 0,92%, a 16.825,91 pontos.

Já o Xangai Composto teve elevação de 0,94% a 3.107,90 ponto e o mais restrito   Shenzhen Composto teve alta de 0,72%, a 1.920,57 pontos. As ações do Banco da China subiram 3,2%; o Banco de Construção da China aumentou 2,7%, e o Banco Industrial e Comercial da China teve elevação de 2,5% e o Banco Agrícola da China acumulou ganhos de 0,6%.

No caso específico da bolsa sul-coreana, o avanço do mercado foi ‘puxado’ pelas ações de empresas do segmento de baterias e semicondutores, com a peso-pesado Samsung Electronics crescendo 1%, a reboque dos ganhos obtidos no terceiro trimestre (3T23), que apontaram melhoria sequencial de lucros e recuperação no segmento de chips. A fabricante de chips SK Hynix subiu 4,2%. A Samsung SDI ganhou 4,7% depois que a empresa e sua parceira de joint venture Stellantis fixaram um local para instalar sua segunda fábrica de baterias com sede nos EUA.

De acordo com especialistas, a possibilidade de o Fed manter o atual patamar de juros aumentou para quase 95%, bem acima dos 70%, do início da semana, depois que o Fed divulgou a ata de sua última reunião, em setembro. Ao mesmo tempo, a divulgação da notícia de que o fundo soberano chinês Central Huijin Investment ampliou suas aplicações nos quatro maiores do gigante asiático, além de ‘turbinar’ ações de bancos e seguradoras chineses obtiveram ganhos superiores a 4%. Na Oceania, o S&P/ASX 200 australiano cresceu 0,04% em Sydney, a 7.091,00 pontos.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS