Agronegócio
Peste suína no Brasil: 120 animais serão abatidos no Ceará
Animais pertencem à propriedades vizinhas ao local onde foi encontrado foco da doença
Cerca de 120 animais de propriedades de Marco, no interior do Ceará, serão sacrificados após a identificação de peste suína clássica na região. A informação foi repassada pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Os produtores que terão os animais abatidos serão indenizados através de um benefício pago parte pelo Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Fundeagro) e parte pelo Ministério da Agricultura (Mapa).
Segundo o gerente de gestão do meio agropecuário da Adagri, Jarier Oliveira, uma força-tarefa está sendo realizada para evitar a disseminação da doença. “A propriedade onde o foco foi localizado foi interditada, assim nenhum animal pode sair da propriedade. Após isso, fizemos um trabalho na região para verificar quais propriedades próximas têm vínculo com o local do foco. Dentro desse caso, 18 produtores foram notificados, totalizando 120 suínos que deverão ser abatidos”, disse. Nos próximos dias, a vigilância na região será intensificada ainda mais.
Apesar do ‘susto’ com a doença, ele garante que a peste suína clássica não causa riscos à saúde humana. “É uma doença que não passa para o ser humano, mas como é questão de saúde pública, com mortalidade dos animais, é um problema muito grande e que deve ser contido”, acrescenta.
O foco na cidade cearense foi identificado durante uma ação de vigilância epidemiológica de rotina. Após a confirmação, o Mapa a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) notificaram a propriedade. Nove animais foram diagnosticados com peste suína clássica. Destes, oito porcos morreram e um teve de ser sacrificado.
A doença
A peste suína clássica (PSC), registrada no Ceará, também é conhecida como febre ou cólera suína é causada por um vírus e afeta suínos domésticos e selvagens. A transmissão pode ser feita pelas vias direta ou indireta, por via oral e oro-nasal. O último caso de peste suína clássica no país ocorreu em outubro do ano passado, em uma criação de subsistência no Piauí.

-
Finanças15 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo8 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio19 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento