Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras assina com Unigel contrato para produção de fertilizantes

Companhia é uma empresa de capital misto.

Publicado

em

A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou a assinatura de um contrato com a Unigel para a industrialização por encomenda (tolling) na produção de fertilizantes nas fábricas localizadas em Sergipe e na Bahia. Este acordo resulta da parceria previamente anunciada entre a Petrobras e a Unigel em 6 de junho, alinhada com o Plano Estratégico 2024-2028 da Petrobras para a produção de fertilizantes.

A colaboração entre as duas empresas, formalizada por meio de um acordo de não divulgação (non-disclosure agreement) em junho, abrange negócios conjuntos nas áreas de fertilizantes, hidrogênio verde e projetos de baixo carbono. Esta iniciativa está em consonância com a revisão dos elementos estratégicos para o plano quinquenal da Petrobras.

A Petrobras também informou sobre a assinatura de um contrato para aquisição da tecnologia HEFA (Hydroprocessed Esters and Fat Acids) da Honeywell UOP. Essa tecnologia permitirá à Petrobras produzir diesel 100% renovável (HVO) e Bioquerosene de Aviação (BioQav) na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), a partir de correntes renováveis, como óleo de soja e sebo bovino.

Petrobras (PETR3; PETR4)

A unidade HEFA da RPBC será pioneira no parque de refino da Petrobras, com capacidade para processar 2.700 m³/d de carga, utilizando 70% de óleo de soja e 30% de sebo bovino, resultando na produção de BioQav e Diesel Renovável.

Esse projeto é parte do Programa de BioRefino da Petrobras, enfatizando o compromisso da empresa em oferecer produtos com menor emissão de gases de efeito estufa, alinhado às demandas sociais e ao cenário global de transformação para uma economia mais sustentável.

O licenciamento da tecnologia HEFA é parte das ações da Petrobras para transformar seu parque de refino, buscando produzir combustíveis com menor impacto ambiental e conteúdo renovável. Esse projeto na RPBC representa o primeiro passo na produção de bioquerosene de aviação e diesel 100% renováveis, contribuindo para os compromissos do setor aéreo com o CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation) a partir de 2027.

O CORSIA é um programa da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para a redução e compensação de emissões de CO2 provenientes de voos internacionais.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS