Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Petrobras bate recorde histórico ao reduzir emissões de gases do efeito estufa no refino

Em junho, estatal atingiu um valor equivalente a 36,7 quilos de CO2 equivalente (kgCO2eq/CWT)

Publicado

em

Melhor resultado da história, a Petrobras bateu o recorde mensal de redução de emissões de gases do efeito estufa no refino de petróleo, em junho último, no valor equivalente a 36,7 quilos de CO2 (gás carbônico) equivalente (kgCO2eq/CWT), além de um acumulado de intensidade energética no refino – que mede a quantidade de energia necessária para a operação – de 105 pontos. Em 2021, a intensidade energética das refinarias chegou a 113,1 pontos.

Por definição, a medida de CWT (Complexity Weighted Tonne) de uma refinaria leva em conta o potencial de emissão de CO2, em equivalência à destilação, para cada unidade de processo. Lançado pela petroleira em 2021, o Programa de Refino de Classe Mundial, RefTOP visa, além da descarbonização, aumentar a disponibilidade operacional das refinarias ao patamar de 97%, tendo em vista alcançar a capacidade de processamento de 100% do óleo do pré-sal nas refinarias.

“Os resultados demonstram a consistência das ações do programa RefTOP, concebido pela Petrobras para posicionar a companhia entre as melhores refinadoras de petróleo no mundo, além de evidenciar o compromisso da empresa com a redução da intensidade de carbono das suas operações”, avalia, em nota, a estatal.

Após dois anos de sua implantação, o RefTOP tem a previsão de investimentos de US$ 813 milhões em 148 projetos, dos quais 100 serão direcionados ao aumento da eficiência energética. Até 2025, a expectativa da companhia é obter a redução das emissões de gases de efeito estufa para o limite de 36 kg de CO2 equivalente e reduzir a intensidade energética no refino para 89 pontos.

De acordo com a petroleira, a redução da intensidade energética, alcançada até junho de 2023, permitirá reduzir em 24% o consumo de gás natural, ante o início do programa. Em outro comparativo, a redução da emissão de gases do efeito estufa equivale a mais de 63 mil ônibus urbanos que circulam cinco dias por semana, percorrendo 200 quilômetros diariamente.

Segundo o diretor nota o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França da Silva, “o RefTOP é o principal programa da companhia para alavancar o desempenho de nossas operações de refino e posicionar a Petrobras entre os melhores treinadores do mundo. Nossas equipes seguem empenhadas em quebrar paradigmas operacionais, implantar novas soluções para otimização de processos e novas tecnologias digitais, de inteligência artificial a robotização, além de investir em qualificação dos nossos colaboradores”.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS