Conecte-se conosco

Agronegócio

Petrobras comemora produção recorde de 2,06 bilhões de litros de diesel S 10

Petroleira atribui ‘façanha’ à “maior utilização da capacidade instalada das refinarias”

Publicado

em

Superando o recorde anterior, de 2021, (1,93 bilhões de litros), a Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (15), ter atingido a marca de 2,06 bilhões de litros de diesel S 10 em maio último.

Mais do que a meta ultrapassada, a petroleira emitiu nota em que destaca que o combustível, por apresentar teor máximo de dez partes por milhão, “representa um derivado estratégico para a companhia e para o país, por ser menos poluente e ter baixo impacto ambiental”.

Entre os fatores determinantes da façanha produtiva, a estatal aponta que a maior utilização da capacidade instalada das refinarias resulta de melhorias operacionais constantes, otimização de processos e controle de produção, visando atender à demanda crescente do derivado pelo mercado nacional.

Melhor resultado mensal desde julho de 2015, o Fator de Utilização Total (FUT) das refinarias da estatal atingiu, em maio último, a marca de 95%, depois de chegar a 99%, na segunda quinzena do mês. O curioso é que o feito ocorreu, mesmo com as paradas programadas de manutenção na RPBC (Cubatão, SP), Refap (Canoas, RS), Reduc (Duque de Caxias, RJ) e Replan (Paulínia, SP).

Redução de 6,95% – Outra boa notícia, referente à pesquisa do Índice de Preços Ticket Log (IPTL) – realizada entre 1º e 30 de maio deste ano – que dá conta de uma redução de 6,95% no preço médio do litro do diesel comum, que fechou o mês cotado a R$ 5,73, ao passo que o diesel S 10 apresentou redução de 6,20%, no comparativo mensal, a R$ 5,87 o litro.

Para o diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina, “essa queda no preço do litro comercializado nas bombas de abastecimento do País é resultado do acúmulo dos últimos reajustes no valor repassado às refinarias, ocorridos no dia 29 de abril, e o de -12,8% anunciado no último dia 16 de maio”, afirmou , acrescentando que, “todas as cinco regiões brasileiras registraram queda de mais de 2% no preço do diesel”.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS