Empresas
Petrobras comunica que produção de petróleo e gás cresce 3,7% no 1TRI24
Companhia é uma empresa de capital misto.
No primeiro trimestre deste ano, a Petrobras (PETR3; PETR4) registrou uma produção média de 2.776 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), compreendendo óleo, líquido de gás natural (LGN) e gás natural. Isso representa um aumento de 3,7% em relação ao mesmo período de 2023.
Esse crescimento é atribuído principalmente ao avanço na produção dos FPSOs (Floating Production Storage and Offloading), responsáveis pela produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás. Além disso, a entrada em operação de 19 novos poços de projetos complementares, distribuídos nas bacias de Campos (11) e Santos (8), contribuiu para esse aumento.
Em comparação com o último trimestre de 2023, a produção teve uma queda de 5,4%. Isso se deveu principalmente ao aumento das perdas por paradas e manutenções, conforme previsto no Plano Estratégico 2024-28, e ao declínio natural dos campos maduros. No entanto, esse declínio foi parcialmente compensado pela maior contribuição dos FPSOs Almirante Barroso (campo de Búzios) e P-71 (campo de Itapu), que atingiram o pico de produção no trimestre anterior, bem como pelos FPSOs Sepetiba (campo de Mero) e Anita Garibaldi (campos de Marlim, Voador e Espadim).
Petrobras (PETR3; PETR4)
Em março, a Petrobras iniciou o escoamento de entrega de gás pela Bacia de Santos. O campo compartilhado de Búzios alcançou a marca de 1 bilhão de barris de óleo produzidos. Atualmente, o campo opera com cinco plataformas, e o Plano Estratégico prevê a instalação de mais seis unidades até 2027.
No segmento de refino, transporte e comercialização, a produção total de derivados no primeiro trimestre foi de 1.753 mbpd, um aumento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. A participação de diesel, gasolina e querosene de aviação em relação à produção total foi de 67% no trimestre, em linha com o ano anterior.
A Petrobras também expandiu sua oferta de produtos mais sustentáveis, como o diesel com conteúdo renovável (R5) na Refinaria Presidente Bernardes, em São Paulo, e estabeleceu parceria com a segunda maior distribuidora de asfalto do país para a venda do CAP Pro W, promovendo o desenvolvimento de asfaltos mais sustentáveis.
(Com Agência Brasil).

-
Mundo7 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho9 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas21 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?