Empresas
Petrobras confirma maior descoberta de gás natural na Colômbia
Poço marítimo Sirius-2.
A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou nesta quinta-feira (5) a maior descoberta de gás natural da história da Colômbia, com a perfuração do poço marítimo Sirius-2. Localizado a 77 quilômetros de Santa Marta, em águas de 830 metros de profundidade, o poço confirmou volumes superiores a 6 trilhões de pés cúbicos de gás in place. Essa descoberta pode aumentar em 200% as reservas atuais do país.
A perfuração, iniciada em junho de 2024, é liderada por um consórcio composto pela Petrobras, operadora do projeto com 44,44% de participação, e a estatal colombiana Ecopetrol, detentora dos outros 55,56%. A expectativa é que a produção de gás natural comece três anos após a obtenção de todas as licenças ambientais e a confirmação da viabilidade comercial da descoberta, prevista para até 2027.
O consórcio estima investir US$ 1,2 bilhão na fase exploratória e US$ 2,9 bilhões no desenvolvimento da produção, que contará com um sistema inovador de extração chamado *subsea to shore*. A produção média será de aproximadamente 13 milhões de metros cúbicos por dia, com duração estimada de 10 anos.
Petrobras (PETR3; PETR4): detalhes técnicos
A Petrobras informou que o consórcio dará início a estudos socioambientais e atividades de licenciamento para viabilizar o transporte do gás para os centros de consumo. Entre as ações, destacam-se a coleta de dados oceânicos, informações sobre o fundo do mar, batimetria e estudos geotécnicos e geofísicos. Esses dados serão fundamentais para a instalação de gasodutos e sistemas de produção submarina.
Os investimentos da Petrobras no projeto estão contemplados no Plano de Negócios 2025-2029 da companhia, reforçando sua estratégia de expansão internacional e diversificação na exploração de gás natural.
A empresa
A Petrobras, oficialmente Petróleo Brasileiro S.A., é uma das maiores empresas de energia do mundo, com sede no Rio de Janeiro. Fundada em 1953, a estatal brasileira opera nos segmentos de exploração, produção, refino e comercialização de petróleo, gás natural e derivados. A companhia é reconhecida por sua expertise em exploração em águas profundas e ultraprofundas, com atuação em mais de 15 países.
-
Economia1 dia atrás
STJ decide que herdeiros de ex-combatentes não podem acumular pensões
-
Tecnologia22 horas atrás
WhatsApp deixará de funcionar em diversos celulares em breve. O seu é um deles?
-
Finanças1 dia atrás
5 centavos de 2019 com a letra A: moeda vale ouro para colecionadores
-
Automobilística2 dias atrás
Pedágio sem cancela: veja como passar pelo Free Flow sem levar multa
-
Cotidiano2 dias atrás
2025 terá vários feriados nacionais; veja o calendário e planeje-se desde já
-
Educação1 dia atrás
Se você estimular esses 4 hábitos em seus filhos, eles serão adultos de sucesso
-
Perfis2 dias atrás
Elon Musk ainda lidera? Forbes revela as 10 pessoas mais ricas do mundo em 2024
-
Economia2 dias atrás
Mercado eleva previsão de crescimento do PIB para 3,39% em 2024