Ações, Units e ETF's
Petrobras confirma pedido ao Cade para revisão de TCCs de Refino e Gás
Empresa tem capital misto.
A Petrobras (PETR3; PETR4) apresentou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) solicitações para a renegociação dos termos firmados durante o governo de Jair Bolsonaro, que estabeleciam a venda de ativos de refino de petróleo, transporte e distribuição de gás natural.
De acordo com a estatal, os pedidos de renegociação, protocolados na última sexta-feira e anexados ao processo, destacam o novo Plano Estratégico 2024-2028 da empresa, divulgado na semana anterior sob a gestão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê significativos investimentos nessas áreas.
A Petrobras reafirmou ao Cade sua intenção de atuar de maneira competitiva e segura, visando maximizar o valor por meio da melhoria e adequação de seu parque industrial, cadeia de abastecimento e logística, além de buscar a autossuficiência em derivados, com integração vertical.
A ação PETR4 eNcerrou o dia 28 cotada a R$ 35,60.
Petrobras (PETR3; PETR4)
Sob a nova administração, a Petrobras tem manifestado sua oposição à venda de ativos, ao contrário das gestões anteriores que priorizavam a exploração e produção de petróleo em áreas lucrativas. Os termos em questão foram assinados em 2019 como parte de uma iniciativa governamental mais ampla para reduzir a participação da Petrobras no setor de óleo e gás, abrindo espaço para novas empresas e estimulando investimentos.
Os compromissos incluíam um cronograma para a venda de todas as refinarias de petróleo localizadas fora dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, assim como os ativos de transporte e distribuição de gás natural. Até o momento, a Petrobras vendeu apenas algumas unidades de refinarias, rescindindo o acordo de venda da Lubnor devido à suposta falta de cumprimento de condições prévias.
Na última sexta-feira, o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a empresa não pretende mais vender refinarias, optando por investir nessas unidades para transformá-las em parques industriais, alinhados às iniciativas de transição energética. Prates também mencionou a possibilidade de recompra da refinaria de Mataripe, na Bahia, discutindo o assunto com o grupo Mubadala, proprietário da unidade.
Em relação ao setor de gás, a Petrobras vendeu redes de transporte e distribuição, mas busca evitar a venda de sua participação na TBG, responsável pelo transporte de gás natural da Bolívia. O Cade, em nota, informou que não comenta casos em andamento.
-
Agronegócio20 horas atrás
Pouco conhecida no Brasil, banana azul conquista paladares pelo mundo
-
Cotidiano24 horas atrás
Adeus, teto de vidro! Pedreiro ensina técnica simples para acabar com infiltração no telhado
-
Empresas2 dias atrás
5 maiores empresas brasileiras – saiba qual lidera com sobra
-
Finanças2 dias atrás
Se não há herdeiros, o que acontece com a herança?
-
Economia7 horas atrás
Inflação: Mercado financeiro eleva previsão de 4,63% para 4,71%
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT está prestes a ganhar função que mudar para sempre o uso da IA
-
Empresas22 horas atrás
Nubank estuda transferir sua sede legal para o Reino Unido
-
Automobilística2 dias atrás
Vale a pena ter um Tesla na garagem? Veja custos e alternativas