Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras contrata Nvidia para desenvolver supercomputadores

A estatal é uma empresa de capital misto.

Publicado

em

A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou a contratação da Nvidia, líder em inteligência artificial e computação de alto desempenho, para integrar mais cinco supercomputadores ao seu parque tecnológico, em um investimento total de R$ 500 milhões.

Essa nova infraestrutura contará com 2.106 GPUs H100 da família Hopper, cada uma com 80 GB, que serão instaladas em máquinas da Lenovo, vencedora da licitação realizada pela estatal em agosto deste ano. O supercomputador em questão terá aproximadamente 50 toneladas e 50 metros de comprimento, com uma capacidade prevista de cerca de 73 PFlops FP64.

Com a conclusão do projeto, que substituirá clusters como Fênix, Atlas e Dragão, a Petrobras espera criar o maior supercomputador da América Latina. A montagem dos equipamentos está programada para começar ainda este ano, com operação prevista para 2025. O objetivo principal será a análise de dados sísmicos e a criação de imagens tridimensionais do subsolo, essenciais para a localização de reservatórios de petróleo e gás.

Petrobras (PETR3; PETR4)

Além de aprimorar a capacidade de processamento de dados geofísicos e geológicos, o novo supercomputador proporcionará resultados mais rápidos e precisos, especialmente para desafios enfrentados em águas ultra profundas e áreas exploratórias como o pré-sal e a Margem Equatorial.

A Nvidia já está presente em outros supercomputadores da Petrobras, como Gaia, Dragão, Pégaso e Tatu. O projeto Gaia, por exemplo, é voltado para pesquisa e desenvolvimento em geociências, possuindo uma infraestrutura com mais de 12 toneladas e 700 GPUs A100, totalizando 7.7 petaflops de poder de processamento.

Fundada em 1993, a Nvidia é conhecida por ter inventado a GPU em 1999 e, mais recentemente, por seus investimentos em inteligência artificial. A empresa oferece uma gama de produtos, incluindo placas de vídeo para jogos, soluções para datacenters, virtualização e tecnologia automotiva.

União

A estatal é uma empresa de capital misto, sendo seu maior acionista a União.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS