Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras e ArcelorMittal fecham parceria por baixo carbono

Empresas empreendem em energias renováveis.

Publicado

em

A parceria entre a Petrobras (PETR3; PETR4) e a ArcelorMittal Brasil envolve a análise de possíveis modelos de negócios relacionados a combustíveis de baixo teor de carbono, hidrogênio e seus derivados, energias renováveis e CCS (captura, transporte e armazenamento de dióxido de carbono).

O Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre as duas empresas tem como objetivo examinar oportunidades comerciais que sejam mutuamente vantajosas no contexto da economia com baixa emissão de carbono. Elas buscarão identificar potenciais parcerias e oportunidades de negócio no Brasil que estejam alinhadas com suas estratégias de diversificação e redução de emissões.

Essa colaboração abrangente surge das sinergias identificadas em um estudo conjunto voltado para o desenvolvimento de um centro de CCS no estado do Espírito Santo, bem como da análise de modelos de negócios que possam viabilizar economicamente sua implementação. O CCS é uma técnica que envolve a captura e retenção de CO2 no subsolo para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Petrobras (PETR3; PETR4)

No conceito de centro de CCS, o CO2 é capturado em diversas fontes de emissão, como indústrias siderúrgicas, termoelétricas, cimenteiras e unidades de processamento de gás natural, e transportado por uma rede interligada de gasodutos para ser armazenado em reservatórios geológicos apropriados. Essa abordagem de rede conectada pode aumentar a viabilidade técnica e econômica do CCS, tornando-o uma opção relevante para a descarbonização em larga escala.

A Petrobras já está mapeando reservatórios geológicos adequados para o armazenamento de carbono e avaliando instalações existentes no Espírito Santo para integrá-las à infraestrutura do centro de CCS do estado.

O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, afirmou que a parceria com a ArcelorMittal é parte dos esforços da Petrobras para desenvolver uma economia de baixo carbono de forma sustentável e inclusiva, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Brasil.

ArcelorMittal

Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, destacou que a iniciativa está alinhada com a meta global do Grupo de se tornar neutro em carbono até 2050, enfatizando a importância da transição para uma economia mais sustentável em relação ao carbono.

A ArcelorMittal é a maior produtora de aço do Brasil, com unidades industriais em sete estados e presença global em 155 países. A empresa atua em diversos setores, incluindo geração de energia, produção de carvão vegetal renovável e tecnologia da informação.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS