Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras e Vale firmam parceria por descarbonização

Companhia é uma empresa de capital misto.

Publicado

em

Uma nova parceria entre a Petrobras (PETR3; PETR4) e a mineradora Vale (VALE3) visa acelerar a descarbonização das operações da mineradora. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, revelou que os detalhes da iniciativa serão anunciados em breve, durante um café da manhã com jornalistas, como parte das comemorações dos 71 anos da estatal.

“Nós vamos apoiar a Vale na descarbonização de sua mineração e firmar uma colaboração em que ambas as empresas se beneficiem”, declarou Magda. O foco da parceria é o desenvolvimento de combustíveis renováveis para atender os transportes rodoviário, ferroviário e marítimo da Vale. “Imagine a frota da Petrobras e a frota da Vale utilizando combustível com 24% de renováveis”, comentou ela, destacando que a ideia é trabalhar em conjunto com o setor agroindustrial, comprando óleo vegetal para produzir diesel renovável.

Magda também anunciou que o novo plano de negócios da Petrobras, a ser divulgado em novembro, incluirá informações sobre o reaproveitamento de plataformas que estavam programadas para desativação. Ela informou que um grupo de trabalho foi formado para avaliar as condições das plataformas e estudar a viabilidade financeira do reaproveitamento, uma medida que pode beneficiar a indústria naval brasileira.

“Não gostamos de descartar algo que pode ser reutilizado de maneira mais nobre. Vamos ver o que será possível incluir até novembro nesse plano”, afirmou Magda.

Petrobras (PETR3; PETR4)

Em relação às novas plataformas de exploração, a diretora executiva de Exploração e Produção, Sílvia dos Anjos, destacou que a Petrobras enfrenta o desafio de lidar com o alto custo de novos investimentos. Segundo Magda, o Brasil precisa de plataformas mais acessíveis, pois os preços estão cada vez mais elevados. “Nós entendemos as dificuldades dos fornecedores, mas precisamos ser mais criativos, tanto nós quanto eles, para garantir o desenvolvimento justo da Bacia de Campos. Caso contrário, deixaremos para trás reservas e um grande potencial que a Petrobras não pode cogitar abandonar”, disse a presidente, em alinhamento com Sílvia.

Concurso público

Em relação a contratações, a diretora executiva de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti, informou que, desde maio, a Petrobras já admitiu mais de 3,5 mil funcionários, muitos deles por meio de convocações de um cadastro de reserva de nível superior que estava prestes a vencer no ano passado. Embora não haja previsão para novos concursos, Clarice ressaltou que essa decisão é discutida internamente na diretoria executiva.

Em junho, a Petrobras aprovou a contratação de 957 empregados de nível técnico, que já estão passando pela fase de comprovação de requisitos e exames médicos, com a admissão prevista para 5 de novembro. “Atualmente, temos mais de 40,9 mil trabalhadores na companhia, e vamos incorporar mais 957. Em todos os processos seletivos, a questão da diversidade tem sido acompanhada de perto”, concluiu.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS