Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras iniciará venda de diesel verde em SP em março

Companhia é uma estatal.

Publicado

em

A partir da primeira semana de março, a Petrobras (PETR3, PETR4) iniciará a comercialização do Diesel R5, também conhecido como “diesel verde”, em São Paulo. Este combustível é reconhecido por sua menor emissão de gases do efeito estufa, sendo considerado mais ecológico. O anúncio da introdução deste produto no maior mercado consumidor do país foi feito pela estatal dia 29.

O diesel verde é produzido através do coprocessamento de derivados de petróleo (parte mineral) com matérias-primas de origem vegetal, como óleo de soja. Ao sair da refinaria, o combustível possui 95% de conteúdo mineral e 5% de conteúdo renovável. Segundo a Petrobras, a parcela renovável está associada a uma redução de pelo menos 60% nas emissões em comparação com o diesel convencional.

A Petrobras é pioneira na produção deste combustível, que já está disponível para venda na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. A empresa considera que as vendas neste estado atingiram um estágio consolidado. Em São Paulo, a comercialização será realizada pela Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), localizada em Cubatão.

Petrobras (PETR3, PETR4)

Além dos benefícios ambientais, o diesel verde pode ser utilizado sem a necessidade de adaptações nos veículos. A empresa afirma que é um produto de alta estabilidade e livre de contaminantes, garantindo durabilidade e desempenho dos motores.

Além da Repar e da RPBC, outras duas unidades estão realizando testes para a produção do Diesel R5: a Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e a Refinaria de Paulínia, em São Paulo.

Transição energética

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com Claudio Schlosser, diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, a comercialização do Diesel R5 em Cubatão reforça a estratégia da empresa em produzir combustíveis mais sustentáveis. “Isso reflete o progresso dos investimentos da companhia em descarbonização. Esta é mais uma etapa da Petrobras para aumentar a oferta de diesel com conteúdo renovável e atender à demanda por soluções sustentáveis na redução de emissões”, afirma.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS