Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras: Ministro diz que demissão de CEO é especulação

Companhia é uma estatal.

Publicado

em

Durante uma coletiva de imprensa realizada ontem, após a assinatura de uma medida provisória que visa reduzir de 3,5% a 5% na conta de luz, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, desconsiderou os rumores sobre uma possível demissão do presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Jean Paul Prates, como meras especulações.

Silveira afirmou que o cargo de presidente da Petrobras é uma prerrogativa do presidente da República e que não tinha discutido o assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, considerando isso uma postura arrogante de sua parte.

O ministro também comentou sobre a decisão recente da Petrobras de não distribuir dividendos extraordinários aos acionistas, optando por manter os fundos em reserva para futuros investimentos. Essa decisão, que causou desconforto no governo, que detém maioria no Conselho de Administração da empresa, ainda está sujeita a revisões.

Quando questionado sobre possíveis atritos entre o governo e o presidente da Petrobras, Silveira destacou que divergências públicas são comuns e normais, sem necessariamente indicarem um conflito pessoal. Ele ressaltou que suas posições em relação a questões nacionais são conhecidas e não devem ser motivo de especulação.

Petrobras (PETR3; PETR4)

Ontem, a petroleira revelou a descoberta de uma reserva de petróleo em águas ultra profundas na Bacia Potiguar. A confirmação veio do poço exploratório Anhangá, próximo à fronteira entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, na Margem Equatorial brasileira. Esta acumulação foi identificada a uma profundidade de 2.196 metros, situando-se a aproximadamente 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal.

Esta não é a primeira descoberta da Petrobras na Bacia Potiguar este ano. Anteriormente, a empresa já havia anunciado a presença de petróleo no Poço Pitu Oeste, localizado cerca de 24 km de distância do Anhangá. A companhia ressaltou que mais avaliações serão necessárias para estas descobertas. A Petrobras é a única operadora das concessões e detém 100% de participação.

  • Fechamento do Ibovespa, dia 9: PETR3 (+0,51%), a R$ 39,80;
  • Fechamento do Ibovespa, dia 9: PETR4 (+0,26%), a R$ 38,73.

Embora a exploração de petróleo na Margem Equatorial suscite preocupações entre grupos ambientalistas devido ao potencial impacto na biodiversidade, os poços Anhangá e Pitu Oeste estão distantes da foz do Rio Amazonas, uma área considerada particularmente sensível.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS