Ações, Units e ETF's
Petrobras (PETR4) e ANP encerram processo sobre Corrente Jubarte
Petroleira reduziu o preço do gás.
A Petrobras (PETR4) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) encerram processo sobre Corrente Jubarte, conforme documento encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, trata-se de processo judicial e de todas as pendências envolvendo a atualização das características físico-químicas da Corrente Jubarte e seu impacto no recálculo das participações governamentais (royalties e participação especial) relativas à produção de petróleo no campo de Jubarte, nos períodos de agosto de 2009 a fevereiro de 2011 e dezembro de 2012 a fevereiro de 2015.
Também traz que a proposta ainda será analisada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), pela Advocacia Geral da União (AGU) e pela governança da Petrobras e envolve o pagamento de R$ 780 milhões, a ser corrigido até a data da parcela inicial.
E acrescenta que os valores do acordo referente às participações governamentais seriam pagos 35% à vista e o restante em 48 parcelas corrigidas pela taxa SELIC. “Tais valores estão provisionados nas Demonstrações Financeiras do 4º trimestre de 2022 da companhia. A proposta de acordo encontra-se em trâmite de aprovação e ainda não há decisão definitiva a respeito do tema”, destacou.
Petrobras (PETR4): preço do gás
Nesta data, mais cedo, a petroleira informou acerca de uma redução média de 8,1% do preço do gás natural vendido a distribuidoras a partir de 1º de maio.
Conforme a petroleira, o ajuste faz parte da atualização trimestral prevista nos contratos com as distribuidoras e reflete variações no preço do combustível, vinculado às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio, e do transporte por dutos.
A companhia disse que, no trimestre de referência, o petróleo teve queda de cerca de 8,7% e o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%.
Já a parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.
Com essa atualização, o preço do gás natural vendido pela Petrobras para as distribuidoras acumulará redução de aproximadamente 19% no ano, disse a estatal.

-
Finanças1 dia atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política2 dias atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Mundo6 horas atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Bancos2 dias atrás
Nubank ou Banco Inter: qual o melhor banco digital para você?
-
Finanças1 dia atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber