Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras recebe R$ 1,8 bi à vista referente a compensação por Sépia e Atapu

Companhia é uma empresa de capital misto.

Publicado

em

A Petrobras (PETR3; PETR4) recebeu, de forma imediata, o valor de R$ 1,819 bilhão como compensação adicional “earnout” por investimentos realizados nas áreas de Sépia e Atapu.

De acordo com comunicado da estatal, esse pagamento está em conformidade com as regras estabelecidas durante o leilão da cessão onerosa, realizado no pré-sal da Bacia de Santos. Nesse leilão, o governo negociou volumes excedentes de petróleo em relação a um contrato anterior assinado pela Petrobras nessas áreas, onde a estatal já havia realizado investimentos.

A Petrobras informou que o montante inclui, já de forma consolidada, o valor do “gross-up” dos impostos relativos às participações de 28%, 21% e 21% da TotalEnergies Brasil, Petronas Petróleo Brasil e QatarEnergy Brasil, respectivamente, em Sépia, e de 25% e 22,5% da Shell (NYSE:SHEL) Brasil e TotalEnergies Brasil, em Atapu.

Petrobras (PETR3; PETR4)

Conforme as regras estabelecidas pelo governo e as disposições presentes no edital do leilão, foram definidos valores de “earnouts” para ambas as áreas, os quais serão devidos entre 2022 e 2032. Esses valores serão pagos a partir do último dia útil do mês de janeiro do ano subsequente ao qual o preço do petróleo tipo Brent atingir média anual superior a 40 dólares por barril, com um limite de 70 dólares por barril.

Os campos

Sépia e Atapu são áreas de exploração de petróleo localizadas na Bacia de Santos, no pré-sal brasileiro. Essas áreas foram objeto de leilões de concessão e cessão onerosa, nos quais o governo brasileiro concedeu direitos de exploração para empresas de petróleo.

A Petrobras é uma das principais operadoras nessas áreas, tendo realizado investimentos significativos para explorar e desenvolver os recursos petrolíferos nelas presentes. No contexto mencionado, a compensação “earnout” refere-se a valores adicionais que a Petrobras recebe como parte do acordo estabelecido durante o leilão da cessão onerosa. Esses valores são destinados a compensar a estatal pelos investimentos realizados e são acionados com base em condições específicas, como o preço médio anual do petróleo tipo Brent.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS