Empresas
Petrobras retoma patamar de R$ 500 bi em valor de mercado
Companhia é uma estatal.
Após 16 pregões, a Petrobras (PETR3; PETR4) viu seus papéis registrarem uma alta consistente, levando a estatal de volta ao patamar de R$ 500 bilhões em valor de mercado. Esse bom desempenho é impulsionado pela valorização do petróleo, que alcançou seu valor mais alto desde outubro de 2023, com os investidores monitorando atentamente a possibilidade de cortes na oferta pela Opep+ anunciados para amanhã. Além disso, os conflitos geopolíticos também exercem pressão ascendente sobre os preços da commodity.
Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou críticas à venda de ativos da Petrobras durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele argumentou que houve um comprometimento do setor produtivo da estatal devido a uma “tentativa de desmonte”, resultado da venda de gasodutos e da BR, empresa que foi desinvestida entre 2017 e 2021.
“A Petrobras é a empresa mais preparada no planeta Terra para a prospecção de petróleo em águas profundas. E é por isso que estamos tentando recuperar a Petrobras, porque eles não tiveram coragem de privatizá-la, já que isso precisaria passar pelo Congresso Nacional. Eles começaram a vender ativos da Petrobras, como gasodutos, a BR e empresas de gás. O objetivo era tentar desmontar todo o sistema produtivo da Petrobras”, afirmou Lula.
Petrobras
Durante o anúncio das obras de dragagem no Porto de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, Lula também expressou o desejo do governo de recuperar a indústria naval e atrair novos investimentos para o estado fluminense, visando mitigar as consequências da violência.
“Nós temos a obrigação de ajudar o Rio de Janeiro, um estado muito importante para o Brasil. O Rio de Janeiro não pode aparecer nos jornais apenas nas páginas policiais. É importante aparecer com cultura, emprego, indústria naval, petróleo, indústria pesqueira e com muita gente vivendo do seu trabalho”, destacou o ex-presidente, acrescentando que o objetivo é enfraquecer as milícias e o crime organizado.

-
Tecnologia18 horas atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não entre em pânico se encontrar uma cobra no seu jardim; saiba como agir
-
Saúde19 horas atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Empresas2 dias atrás
Justiça decreta falência de editora famosa no Brasil
-
Economia2 dias atrás
ANP anuncia áreas do 5º Ciclo de Oferta Permanente de Concessão
-
Tecnologia2 dias atrás
Nova tecnologia da Google pode dar fim à Starlink
-
Mundo2 dias atrás
No Japão, empresas estão lucrando com pedidos de demissão
-
Tecnologia2 dias atrás
Se você usa PayPal, cuidado: esse novo golpe está se espalhando rápido