Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Petrobras suspende ação alegando conflito de interesses de advogado

Trata-se de processo bilionário.

Publicado

em

A Petrobras (PETR3; PETR4) suspendeu uma ação alegando conflito de interesses de advogado.

Segundo a petroleira, um processo bilionário de arbitragem movido por acionistas minoritários está paralisado desde junho.

Isso ocorreu após a estatal pedir a impugnação do advogado Anderson Schreiber, que iria presidir a ação, alegando conflito de interesses.

A ação, que corre na Câmara de Arbitragem do Mercado da B3 (B3SA3), é estimada em quase R$ 1 bilhão e envolve 26 fundos estrangeiros, que cobram indenizações devido aos casos de corrupção que levaram a Petrobras a ser investigada na Operação Lava Jato. A informação é do Estadão.

Petrobras suspende ação

De acordo com o periódico, os minoritários alegam que a estatal teria perdido bilhões de reais em razão dos escândalos, penalizando os acionistas com a queda dos preços de suas ações com a divulgação dessas perdas.

Também traz que a câmara de arbitragem contra a estatal foi constituída na Bolsa a partir de um pedido do Sistema de Aposentadoria de Empregados Públicos da Califórnia, nos EUA, ainda em julho de 2017.

E acrescenta que, no fim do mês passado, antes que a impugnação a seu nome fosse julgada, Schreiber renunciou ao posto.

Com isso, a arbitragem, que se encaminhava para a fase final, agora deve levar ainda mais tempo até ser concluída. Um novo presidente terá de ser indicado para a câmara arbitral, e seu nome precisa ser aprovado pelas partes envolvidas no processo.

A petroleira

A Petrobras é a maior empresa pública do país, tem milhares de funcionários é está entre os grandes players mundiais no segmento de exploração em óleo e gás.

A companhia está sempre no radar do investidor, e deve divulgar seu balanço referente ao segundo trimestre de 2023 no dia 3 agosto.

Os acionistas querem saber como a empresa formatará a distribuição de proventos, visto que a tendência é reduzir a parcela dos lucros para reinvestir em pesquisa e desenvolvimento.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS