Empresas
Petrolífera chinesa arremata 500 mil barris de petróleo do pré-sal
Trata-se da CNOOC.
No dia 11 a empresa petrolífera chinesa CNOOC emergiu como vencedora do processo de venda direta realizado pela estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA), assegurando a aquisição de 500 mil barris de petróleo. Este é o terceiro lote proveniente da União negociado conforme o contrato de partilha de produção do Bloco de Sépia, localizado na Bacia Sedimentar de Campos, na costa fluminense.
De acordo com o regime de partilha aplicado aos campos do pré-sal, uma parcela do petróleo extraído deve ser destinada à União. Com a promulgação da Lei 13.679, em 2018, a PPSA recebeu a autorização para conduzir a venda direta deste petróleo. Anteriormente, a estatal era obrigada a contratar intermediários comerciais.
Anteriormente, duas outras remessas do Bloco de Sépia foram negociadas, em agosto de 2022 e julho de 2023, respectivamente vencidas pela Galp Energia Brasil e pela Petrobras.
Pré-Sal
Esta é a primeira vez que a CNOOC adquire uma remessa da União. Todas as empresas que operam no pré-sal brasileiro foram convidadas a participar, assim como a Prio (antiga PetroRio) e a Refinaria de Mataripe. No total, foram recebidas cinco propostas. A CNOOC superou as ofertas da Galp, Petrobras, Refinaria de Mataripe e Equinor.
Este foi o leilão mais competitivo realizado pela União, contando com o maior número de participantes. Também marcou a primeira vez que a PPSA realizou vendas baseadas na cotação do petróleo tipo Brent, referência no mercado internacional. Até então, as vendas eram realizadas com base no preço de referência estipulado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).
O que é?
O Pré-Sal é uma extensa camada de rochas localizada abaixo do leito marinho, na costa brasileira, que abriga grandes reservas de petróleo e gás natural. Essa formação geológica recebe esse nome porque está situada sob uma camada de sal que pode ter até dois quilômetros de espessura e se estende por uma área de aproximadamente 800 quilômetros ao longo do litoral do Brasil, abrangendo partes dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, e Santa Catarina.
As reservas de petróleo e gás encontradas no Pré-Sal são consideradas de grande importância estratégica e econômica para o Brasil, devido ao seu potencial para impulsionar o desenvolvimento do país e garantir sua autossuficiência energética. A exploração desses recursos requer tecnologia avançada e investimentos significativos devido à profundidade em que se encontram e às condições geológicas complexas.
O Pré-Sal foi descoberto em 2006 pela Petrobras e seus parceiros em uma série de campos petrolíferos de águas profundas. Desde então, tem sido alvo de intensa atividade exploratória e de produção, contribuindo para o aumento das reservas de petróleo do Brasil e para a expansão da indústria de energia do país.
(Com Agência Brasil).
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes