Cotidiano
PF deflagra operação contra fraudadores do INSS
Em oito estados e no DF.
A Polícia Federal (PF) deflagrou dia 26 uma operação para combater uma organização criminosa envolvida no roubo de dados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva em oito estados e no Distrito Federal, além de 29 mandados de busca e apreensão.
De acordo com a PF, a organização era composta por hackers que acessavam de forma fraudulenta o banco de dados do INSS, vendendo informações dos beneficiários a terceiros. Esses dados eram utilizados tanto para consultas quanto para práticas criminosas, como a contratação indevida de empréstimos consignados e saques irregulares de benefícios previdenciários. A invasão dos sistemas era facilitada por servidores do próprio INSS, que vendiam suas credenciais de acesso. Três servidores e um estagiário do órgão também foram alvos da operação.
Os mandados foram cumpridos em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Goiás, Paraná, Bahia e no Distrito Federal. Os envolvidos poderão responder por crimes como organização criminosa, corrupção, invasão de dispositivos informáticos, violação de sigilo funcional, obtenção e comercialização de dados sigilosos e lavagem de dinheiro.
Além disso, a 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel, no Paraná, determinou o sequestro de 24 imóveis pertencentes aos membros da quadrilha e bloqueou até R$ 34 milhões em contas bancárias dos investigados.
INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social, responsável por administrar o sistema de previdência social no Brasil. Ele é encarregado de conceder e gerenciar benefícios previdenciários e assistenciais para trabalhadores formais e outros segurados. Entre os principais serviços oferecidos pelo INSS estão aposentadorias, pensões por morte, auxílios-doença, salário-maternidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC). O INSS atua também no recolhimento de contribuições previdenciárias e no cálculo dos benefícios, assegurando a proteção social aos trabalhadores em momentos de necessidade, como invalidez, desemprego ou aposentadoria.

-
Tecnologia2 dias atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia2 dias atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Tecnologia2 dias atrás
Saiba como excluir seu histórico do YouTube em qualquer dispositivo
-
Economia2 dias atrás
Economia brasileira cresce 1,6% no 1TRI25, aponta prévia da FGV
-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Economia2 dias atrás
Fazenda eleva para 2,4% a projeção de crescimento do PIB em 2025
-
Curiosidades2 dias atrás
Afinal, para quem vai a herança do papa Francisco?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI