Agronegócio
PIB agropecuário deve crescer 11,6% este ano, prevê o Ipea
Recuperação da safra de soja determinou o avanço expressivo do setor em 2023
A recuperação de safra de soja na safra deste ano (cujo valor adicionado deve subir 14,2% em relação à anterior), é o fator determinante para o crescimento de 11,6% do PIB agropecuário do país em 2023, conforme apontou, nesta sexta-feira (24), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em contraste com a queda de 1,7%, verificada no ano passado.
Em comunicado, o instituto informa que “na produção vegetal, as novas estimativas para as produções de milho e café na safra 2023/2024 compensaram a revisão para baixo na produção de soja e mantiveram o valor agregado do setor com alta de 11,4%”. No documento, a instituição acrescenta que “a atualização dos pesos dos componentes do setor agropecuário após a divulgação dos resultados no ano passado e a compensação nas revisões das estimativas para 2023 por segmento na produção vegetal motivaram a manutenção da projeção para este ano”, explica o Ipea em nota.
Dentro dessa perspectiva, o Ipea estima, para este ano, um crescimento de 21,3% na produção da soja, de 10,2% de milho e de 5,7%, para o café. Em contraponto, a previsão é de queda de 6% para o arroz e de 13,8% para o trigo.
Ao mesmo tempo, a projeção menos otimista para a produção animal este ano (que recuou de uma alta de 1,6% para um avanço de apenas 0,8%) decorre da desaceleração no crescimento da produção de suínos (não superior a 2,2%), sem contar a permanência de um cenário adverso no que se refere ao leite, que deve se retrair 1,4%. Com base nesse diagnóstico, a produção de bovinos deve crescer 2,6% em 2023; 4,4% para aves e 3,2% para ovos.
Em outro trecho da nota, o Ipea destaca que as novas estimativas de produção das culturas do milho e café na safra 2023/24 serviram para compensar a revisão ‘para baixo’ na produção de soja, além de manter a expectativa de alta de 11,4% do PIB do setor.
Ao informar que a participação da produção vegetal no indicador aumentou “significativamente” nos últimos anos, atingindo hoje 80% do PIB agropecuário, a nota do Ipea conclui que, “a alta elevada da produção vegetal em 2023 passou a ser mais significativa do que os pesquisadores do Ipea José Ronaldo Souza Júnior e Pedro Garcia, autores do estudo, haviam previsto anteriormente, na nota nº 26 da Carta de Conjuntura nº 57″.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?