Conecte-se conosco

Agronegócio

PIB agropecuário deve crescer 11,6% este ano, prevê o Ipea

Recuperação da safra de soja determinou o avanço expressivo do setor em 2023

Publicado

em

A recuperação de safra de soja na safra deste ano (cujo valor adicionado deve subir 14,2% em relação à anterior), é o fator determinante para o crescimento de 11,6% do PIB agropecuário do país em 2023, conforme apontou, nesta sexta-feira (24), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em contraste com a queda de 1,7%, verificada no ano passado.

Em comunicado, o instituto informa que “na produção vegetal, as novas estimativas para as produções de milho e café na safra 2023/2024 compensaram a revisão para baixo na produção de soja e mantiveram o valor agregado do setor com alta de 11,4%”. No documento, a instituição acrescenta que “a atualização dos pesos dos componentes do setor agropecuário após a divulgação dos resultados no ano passado e a compensação nas revisões das estimativas para 2023 por segmento na produção vegetal motivaram a manutenção da projeção para este ano”, explica o Ipea em nota.

Dentro dessa perspectiva, o Ipea estima, para este ano, um crescimento de 21,3% na produção da soja, de 10,2% de milho e de 5,7%, para o café. Em contraponto, a previsão é de queda de 6% para o arroz e de 13,8% para o trigo.

Ao mesmo tempo, a projeção menos otimista para a produção animal este ano (que recuou de uma alta de 1,6% para um avanço de apenas 0,8%) decorre da desaceleração no crescimento da produção de suínos (não superior a 2,2%), sem contar a permanência de um cenário adverso no que se refere ao leite, que deve se retrair 1,4%. Com base nesse diagnóstico, a produção de bovinos deve crescer 2,6% em 2023; 4,4% para aves e 3,2% para ovos.

Em outro trecho da nota, o Ipea destaca que as novas estimativas de produção das culturas do milho e café na safra 2023/24 serviram para compensar a revisão ‘para baixo’ na produção de soja, além de manter a expectativa de alta de 11,4% do PIB do setor.

Ao informar que a participação da produção vegetal no indicador aumentou “significativamente” nos últimos anos, atingindo hoje 80% do PIB agropecuário, a nota do Ipea conclui que, “a alta elevada da produção vegetal em 2023 passou a ser mais significativa do que os pesquisadores do Ipea José Ronaldo Souza Júnior e Pedro Garcia, autores do estudo, haviam previsto anteriormente, na nota nº 26 da Carta de Conjuntura nº 57″.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS