Conecte-se conosco

Economia

PIB do Brasil cresce 2,9% em 2023; destaque é o Agro

Os dados são do IBGE.

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, registrou um crescimento de 2,9% em 2023, totalizando um valor de R$ 10,9 trilhões. Em 2022, a taxa de crescimento havia sido de 3%.

O aumento do PIB no ano foi impulsionado por um crescimento recorde de 15,1% no setor agropecuário, o maior avanço desde o início da série histórica da pesquisa em 1995. Além disso, os setores da indústria (1,6%) e dos serviços (2,4%) também apresentaram crescimento.

“A agropecuária registrou um crescimento de 15,1% no ano passado, impulsionada principalmente pelo aumento na produção de soja e milho, duas das principais culturas do Brasil”, explicou Rebeca Palis, pesquisadora do IBGE. “A indústria extrativa mineral, com destaque para a extração de petróleo e minério de ferro, também teve um crescimento significativo”.

Rebeca destacou que a agropecuária e a indústria extrativa foram responsáveis por metade do crescimento do PIB. “Também é importante ressaltar outras duas atividades econômicas importantes: o setor de eletricidade, água, gás e esgoto, e o setor de intermediação financeira”.

PIB do Brasil

Sob a ótica da demanda, o crescimento foi impulsionado pelo consumo das famílias (3,1%), consumo do governo (1,7%) e exportações (9,1%). A queda de 1,2% nas importações também contribuiu para o resultado. No entanto, os investimentos, representados pela formação bruta de capital fixo, tiveram uma queda de 3% durante o ano.

No último trimestre do ano, o PIB permaneceu estável em relação ao trimestre anterior. Já em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 2,1% no PIB do quarto trimestre de 2023.

Medida

O PIB é uma medida que representa o valor total de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região geográfica durante um período específico, geralmente um trimestre ou um ano. O PIB é frequentemente utilizado como um indicador-chave da atividade econômica e do tamanho da economia de um país. Ele é calculado somando-se o valor bruto da produção de todos os setores da economia, incluindo agricultura, indústria, serviços, comércio e governo.

O PIB é uma medida abrangente que reflete tanto a produção de bens tangíveis, como carros e alimentos, quanto a prestação de serviços, como transporte e educação. Ele também inclui o consumo, o investimento, as exportações e as importações. O PIB é expresso em termos de moeda local, como dólares americanos, euros ou reais, e é usado para comparar o desempenho econômico entre diferentes países ou regiões ao longo do tempo.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS