Economia
PIS/Pasep: Abono salarial terá valor pago em dobro para 2023?
Este é um assunto que tem permanecido em alta entre os trabalhadores que estão pensando em receber o abono duplo. Fique por dentro.
Para o ano que vem, trabalhadores estão aguardando o abono referente aos anos de 2021 e 2022. O abono salarial é um assunto muito recorrente entre os trabalhadores que estão pensando em receber um dinheirinho extra no fim do ano, porém a pauta ainda está em aberto por parte do Governo.
Este assunto voltou à tona pelo lote extra liberado pelo Governo Federal que está sendo destinado aos trabalhadores que não realizaram o saque do benefício entre 2016 e 2020. Porém, a novidade está chegando juntamente com o fim do ano, quando os trabalhadores já estão ansiosos esperando pelo pagamento desse benefício para 2023.
A ansiedade está sendo gerada porque o Governo Federal realizou o pagamento do abono somente para do ano-base 2020, que estava previsto para ser pago ano passado e precisou ser adiado mediante os benefícios emergenciais gerados pela pandemia de covid-19.
Afinal, o abono salarial será pago em dose dupla em 2023?
A expectativa existe para 2023, pois até agora somente o pagamento referente a ano-base 2020 foi pago. Sendo assim, os trabalhadores que têm direito ao abono salarial desses anos que faltaram estão aguardando ansiosamente pelo pagamento.
Até o momento, não existem informações do Governo sobre como pagamento do abono será pago em 2023. Segue-se a base atual de que, quem trabalhou em 2021 recebe o abono em 2022, e quem trabalhou em 2022 receberá o abono em 2024. Para a confirmação, será preciso aguardar o posicionamento por parte do Governo.
O trabalhador precisa esperar o pronunciamento por parte do Governo Federal ou do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e, também, sem criar demais expectativas, por ora, é melhor esperar somente pelo pagamento do ano-base de 2021.
É válido lembrar que o pagamento será definido pelo Governo por meio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), pois o abono se encontra sendo parte do Orçamento Federal e precisará ser aprovado pelo Congresso Nacional.
Isso significa que os valores precisam ser informados para que o teto de gastos não seja ultrapassado no orçamento. Quando o valor definido para 2023 for passado, teremos uma noção sobre a possibilidade do pagamento duplo em 2023.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Bancos9 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Imposto de Renda - IRPF6 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos18 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp