Conecte-se conosco

Economia

PIS/Pasep esquecido? Como consultar e resgatar os valores

Publicado

em

O PIS/Pasep é um benefício pago aos trabalhadores formais do Brasil. O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos profissionais da iniciativa privada, enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), como o nome já deixa bem claro, é voltado para os que atuam no serviço público.

O valor pago pelo benefício varia de acordo com o tempo de serviço e a renda do trabalhador e, para garantir o direito aos repasses, é preciso se adequar em algumas regras, como ter trabalhado ao menos por 30 dias com carteira assinada no ano-base, ter recebido até dois salários mínimos de média salarial e outros aspectos.

Os pagamentos do PIS/Pasep são feitos de acordo com o calendário estabelecido pelo governo, que leva em conta o mês de nascimento do trabalhador no caso do PIS e o número final da inscrição no caso do Pasep. Além disso, o saque pode ser feito na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, para o PIS e Pasep, respectivamente.

Como conferir se tenho algo para receber?

No último sábado (5), encerrou o prazo para que os trabalhadores com saldo em suas contas do PIS/Pasep pudessem solicitar o levantamento dos valores aos quais têm direito. Mesmo assim, isso não significa que você perdeu a chance de garantir o saque da quantia disponível.

São mais de 10 milhões de brasileiros com saldo em suas contas, somando valores que ultrapassam a marca de impressionantes R$ 25 bilhões. Atualmente, podem sacar os recursos esquecidos quem trabalhou como servidor público ou teve a carteira assinada entre 1971 e 1988.

Caso o titular já tenha falecido, os beneficiários legais tinham que requerer o saque também até a data mencionada, por meio do aplicativo oficial do FGTS. Os valores que não foram sacados acabaram indo para o Tesouro Nacional, mas ainda é possível solicitar o levantamento para a União, com um prazo de até 5 anos.

Caso tenham dúvidas, os trabalhadores ou beneficiários podem telefonar para o número 4004-0104 em capitais e regiões metropolitanas, ou para o 0800 104 0 104, nas demais regiões. Além disso, existe o aplicativo do FGTS, disponível para iOS e Android, que exibe os valores.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS