Automobilística
Pistas do Mercosul: Afinal, é possível rastrear a origem de uma placa?
Por lei, todo veículo movido a gasolina e que se utilize de motor a explosão para obter impulso, é obrigado a possuir emplacamento, além de exigir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para ser conduzido. Caso o motorista descumpra essas regras básicas, estará sujeito a diversas sanções e penalidades, algumas bastante severas!
Porém, a mudança feita nas placas dos carros que circulam por território brasileiro está causando algumas confusões, principalmente devido a diversos relatos de cidadãos e autoridades que simplesmente não conseguiam mais identificar a procedência dos carros.
Por conta disto, muitas começaram a se perguntar se as mudanças não estariam mais prejudicando do que ajudando, quanto a questão da segurança pública. Entretanto, obter os dados das novas placas é bastante fácil e rápido, e isso pode ser feito por qualquer pessoa, vamos descobrir o passo a passo como fazer isso?
Como posso descobrir mais informações sobre um automóvel?
Antes de mais nada, vamos lembrar como era o design dos antigos emplacamentos. Nos modelos anteriores, a cidade original do veículo estava identificava de forma mais direta na placa, contendo informações bastante claras a olho nu. Mas, com a adoção da nova modalidade no ano de 2018, isso mudou e tais dados deixaram de constar.
No entanto, não é preciso se apavorar, pois o Governo Federal criou um aplicativo super rápido e prático chamado Sinesp Cidadão. Com ele, qualquer pessoa pode consultar a procedência de um automóvel registrado em qualquer país que faça parte do Mercosul.
Por sua vez, a ferramenta possui vínculo direto com o Sistema de Informações de Segurança Pública, estando sempre atualizado e podendo fornecer consultas diárias, não importando o horário ou o dia da semana. Logo, vejamos como fazer para utilizar o aplicativo:
- Em primeiro lugar, basta baixar o aplicativo Sinesp Cidadão na App Store (para iOS) ou na Play Store (para Android);
- Agora, acesse o cadastro do gov.br pelo plataforma;
- Por fim, pesquise o número da placa do carro do seu interesse e as informações aparecerão.
Além de poder, descobrir o local de origem de um veículo, também será possível conferir se existem mandatos de restrição ou apreensão contra o item, e saber se o bem pesquisado é roubado ou foi furtado recentemente.
Dessa forma, tal ferramenta é muito útil para ajudar as autoridades e garantir a tranquilidade do cidadão comum, portanto, não há motivos para tanta preocupação sobre o novo layout das chamadas “Placas Mercosul“.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho10 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas1 dia atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas