Bancos
PIX de Carnaval é o novo golpe para roubar dinheiro dos clientes do Nubank
Criminosos envolvem o nome do Nubank em novo golpe do PIX, e banco alerta sobre como se proteger. Confira as dicas!
Os criminosos do mundo digital estão sempre criando novas formas de roubar dinheiro com o PIX, recurso que facilita muito as transações financeiras da população, mas que é alvo de diversos golpes.
O novo golpe agora utiliza o nome do Nubank, com a estratégia do PIX de Carnaval, por isso o banco está alertando seus clientes para que não caiam nessa e que se previnam, caso esse golpe chegue até eles.
A estratégia nestes casos é enviar uma mensagem aos clientes do banco, com o link de um questionário, ao qual o cliente precisa responder para ter acesso a um valor em dinheiro.
Isso faria parte de uma suposta campanha de Carnaval em que, para receber o prêmio, o cliente precisa compartilhar o link com mais contatos. O valor prometido pela conclusão desse processo é de R$ 150, mas, óbvio, não há dinheiro nenhum.
No questionário são solicitados dados pessoais dos clientes, que chegam a informar até senhas do cartão para receber o valor. Neste momento, os bandidos invadem as contas digitais e, além de roubar o dinheiro disponível por lá, ainda solicitam empréstimos e fazem compras no crédito.
Isso tem preocupado muito a fintech, que tem se empenhado para alertar sobre o golpe, na tentativa de evitar que novos clientes virem vítimas dos cibercriminosos e ainda indica que os clientes que já tenham sofrido com isso entrem em contato com o banco para receber orientações de como proceder a respeito.
Para isso, é preciso entrar em contato com a central de atendimento da Nubank e ainda no blog SOS Nu, pois nesses canais é explicado como agir diante dessa ação e como lidar com suas consequências.
Entre os alertas do Nubank, o banco afirma que não há nenhuma promoção de PIX de Carnaval rolando no banco e que, caso algum cliente receba uma mensagem com link convidativo sobre isso, não deve nem mesmo clicar para conferir, já que, muitas vezes, basta um clique para os golpistas instalarem um malware que rouba todos os dados dos clientes.
Outra tática que os criminosos têm utilizado para roubar dinheiro em nome do Nubank é enviando e-mail com informativo de compras suspeitas. Eles também enviam um link para que as vítimas cliquem e vejam se reconhecem as compras, porém, ao fazer isso, essas pessoas têm seus dados roubados.
Uma dica que o banco dá é que, na maior parte das vezes, o banco não informa o nome do cliente, isso porque é uma mensagem automática e endereçada para diversos contatos. Mas, mesmo que não tenha seu nome na mensagem, não clique, sempre entre no aplicativo do banco para averiguar a veracidade da mensagem.
Além disso, o banco diz que nunca solicita senhas por mensagens, por isso nunca a informe em local algum, muito menos em links da internet.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia1 dia atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp