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Pix e cartão de crédito emparelham, aponta consultoria

Sistema do BC ganha cada vez mais a preferência do consumidor e dos lojistas.

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O Pix e o cartão de crédito emparelharam, conforme Estudo de Pagamentos Gmattos divulgado ao mercado.

A pesquisa aponta que o Pix atingiu 100% de aceitação nas maiores lojas on-line do país e, desta forma, empata com o cartão de crédito, até então líder absoluto em disponibilização no e-commerce.

Para chegar a esta conclusão, a investigação analisou 59 lojas on-line de destaque no mercado brasileiro em setembro. Na análise anterior, feita em julho, o Pix era ofertado como opção de pagamento em 94,9% dos estabelecimentos e a estimava era a de que sua aceitação pudesse chegar a 96% neste ano.

Cofundador e CEO da consultoria, Gastão Mattos disse que a previsão pode ter sido ultrapassada tanto pela superação de barreiras tecnológicas para integração quanto por preparação das lojas para os eventos de fim de ano, particularmente Black Friday e Natal.

Para ele, as compras on-line sempre foram pensadas em duas etapas: primeiro, há a autorização da compra e, depois, a confirmação. Nesse intervalo, o varejista pode fazer uma checagem de estoque, por exemplo. “O Pix quebra a lógica das duas pernas e o pagamento é feito de forma direta. A loja precisa se adaptar a isso”, destacou.

O estudo mostra ainda que, em setembro, 42% das lojas ofereciam alguma vantagem para pagamento com Pix, maior percentual observado na medição. “Muitas vezes são ofertas específicas, só para alguns itens, mas a tendência é que isso aumente. O lojista quer uma maior participação da modalidade.”

O que é o PIX

Vale lembrar que o Pix é um modo de transferência monetária instantâneo e de pagamento eletrônico instantâneo em real brasileiro, oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, que funciona 24 horas, ininterruptamente, sendo o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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