Economia
PIX e open banking: o que muda a partir deste mês?
Pix será lançado em 16 de novembro. Em seguida, 30 de novembro será implementada a primeira fase do open banking.
Em breve novidades chegarão para revolucionar o sistema financeiro brasileiro. O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BC), será lançado em 16 de novembro. Em seguida, dia 30 de novembro, terá início a primeira fase do open banking, que será implementado no Brasil em quatro fases. Com essas novas soluções tecnológicas, algumas situações cotidianas irão mudar, confira algumas delas.
A princípio, temos o cadastro da chave do Pix. Apesar de ter iniciado em outubro, muitas pessoas ainda não o fizeram, por insegurança ou preferir ver o sistema funcionar antes de ingressar, mas o cadastro poderá ser efetuado em qualquer momento. A chave Pix é como uma espécie de identificação do usuário para realização das transações, podendo ser o endereço de e-mail, CPF, número de telefone ou até mesmo um número aleatório gerado pelo sistema.
Após cadastrar a chave do Pix e o novo sistema do BC ser liberado, será permitido fazer pagamento via Pix em compras cotidianas. Com isso, existe uma projeção para redução do uso do dinheiro físico e cartões.
Já o compartilhamento de dados do open banking permitirá com que se compreenda melhor o consumidor, com informações além da renda. Assim, será possível compreender o perfil dos usuários e disponibilizar créditos com juros mais baixos aos que possuem bom histórico. Além disso, o serviço concentrará dados em um só aplicativo ou site, dando oportunidades para surgimento de novas funções nos bancos e empresas pós 2020.
Também, depois da terceira fase do open banking, prevista para ser finalizada até agosto de 2021, terá vigência o perfil do iniciador de pagamento. Desse modo, além do compartilhamento de dados, será possível fazer um pagamento externo ao ambiente bancário. No entanto, o recurso empregue na transação permanecerá sendo o presente na conta bancária.
O Pix possibilitará realizar depósitos e transferências instantâneas, durante as 24 horas do dia e nos sete dias da semana (24×7), incluindo finais de semana e feriados. Já o open banking é um agrupado de tecnologias e regulamentações que permitirá ao cliente compartilhar seus dados entre instituições financeiras.

-
Tecnologia2 dias atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia2 dias atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Curiosidades2 dias atrás
Afinal, para quem vai a herança do papa Francisco?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Criptomoedas23 horas atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin