Economia
Pix em destaque: Banco do Brasil revela dado surpreendente sobre transações móveis!
Um relatório parcialmente divulgado pelo Banco do Brasil revelou alguns dados bastante curiosos sobre o uso do Pix e das demais alternativas de transações digitais.
Que o pagamento via Pix foi um imenso sucesso isso não dá para negar, segundo um relatório divulgado pelo BC (Banco do Brasil), ele foi o método digital mais utilizado no ano passado.
De acordo com os dados, a modalidade respondeu por 29% das transações feitas, sendo que em 2021 esse valor foi de 12%. O documento completo, contendo mais detalhes, será divulgado somente no dia 6 de junho.
“A partir do final de 2020, o expressivo crescimento do uso do Pix reduziu, em termos relativos, a participação dos demais meios de pagamento e de transferência na quantidade total de transações financeiras”, disse a instituição.
O levantamento também revela que o cartão de crédito foi bastante usado, sendo responsável por 20% das movimentações, enquanto ao de débito coube a cifra de 19%, isso falando em parâmetros de 2022.
Porém, a instituição diz que em termos absolutos, a utilização dos cartões como forma de pagamento continua bem alta, havendo certa estagnação apenas no uso de boletos e cheques.
A maioria das transações foram efetuadas por dispositivo móvel
Ao todo, 79% das movimentações financeiras foram realizadas por meio de celular, em 2022. Segundo especialistas, isso faz parte do processo de digitalização da economia.
Por sua vez, os smartphones estão sobrepujando aos poucos os canais de comunicação presenciais entre bancos e clientes. Com o advento do internet banking, agora ficou bem mais fácil de resolver problemas a distância.
Dessa forma, gradualmente a necessidade de se deslocar presencialmente até uma agência bancária para tratar de assuntos relacionados a conta do cliente, está aos poucos caindo em desuso nas novas gerações.
Ainda considerando as informações divulgadas pelo Banco do Brasil, só no ano anterior, 16% das operações foram realizadas via internet banking, contra 5% por meio de canais presenciais.
Lembrando que, quando falamos em canais presenciais, estamos nos referindo a agências, caixas eletrônicos e centrais de atendimento, métodos tradicionais de atendimento que já vigoram há décadas no Brasil.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística23 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política13 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia12 horas atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”