Economia
Pix: Entenda como vai funcionar o saque no novo sistema do BC
Até o momento, cerca de 84 milhões de chaves foram cadastradas no Pix, sistema de pagamentos instantâneos lançado em 16 de novembro.
O chefe e o chefe-adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central (BC), Breno Lobo e Carlos Eduardo Brandt, afirmaram que o Pix permanecerá gratuito para pessoas físicas. A fala foi pronunciada nesta terça-feira, 24, durante o evento Money Week.
“O uso para envio de um Pix, em qualquer situação, é sempre gratuito. E essa política certamente vai continuar, uma política que tem como objetivo fazer com que as pessoas de fato utilizem o Pix, tenham acesso a esse instrumento eficiente, barato, e que elas possam utilizar o Pix de forma gratuita. Não existe a menor intenção do Banco Central em tarifar futuramente, certamente vai permanecer como está”, alegou Brandt.
As dúvidas quanto a uma possível cobrança do novo sistema de pagamentos instantâneos do BC são recorrentes, especialmente nos saques. Porém, o BC ressalta que a gratuidade será mantida para pessoas físicas, mas que as pessoas jurídicas serão tarifadas a partir de 2021. Até então, o serviço tem sido isento para todos.
Embora vá incidir tarifas para empresas sobre o uso do Pix, o intuito é que sejam taxas reduzidas se comparadas aos meios de pagamento atuais. Com isso, a meta do BC é diminuir custos e implementar um melhor ambiente de negócios.
Após quase duas semanas de testes, o Pix foi lançado em 16 de novembro. Foram cadastradas cerca de 84 milhões de chaves, distribuídas entre 34,4 milhões de pessoas físicas e 2,1 milhões de pessoas jurídicas.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras