Economia
Pix internacional está sendo desenvolvido para mais de 60 países!
O recurso envolverá países que já utilizam o PIX como pagamento, facilitando, assim, transferências internacionais.
A Suíça está desenvolvendo um sistema que irá reunir 60 países que já utilizam o PIX, para que seja possível utilizar o PIX internacional. Essa modalidade se chamará Nexus, e facilitará para quem precisa mandar dinheiro para uma conta do exterior.
Para quem costuma fazer viagens internacionais, esse tipo de recurso possibilitará o pagamento de hotéis, restaurantes e muitas outras coisas. Hoje em dia, esse tipo de pagamento só é possível por cartões de débito ou crédito internacional.
O responsável pela criação do PIX internacional é o Bank Of International Settlements. De acordo com a organização, que fica localizada em Basileia, na Suíça, o objetivo do novo recurso é promover uma cooperação entre os bancos do mundo todo.
Farão parte dessa organização todos os países que já utilizam o PIX como forma de pagamento. Este é um novo passo para facilitar ainda mais a vida financeira de quem já está acostumado com o pagamento digital.
Esse recurso permitirá que compras feitas no exterior sejam pagas com a mesma facilidade que são pagas no Brasil, e também terá uma conversão menor na hora de converter as moedas.
O nosso Banco Central não está participando dos testes do novo recurso, mas tudo indica que ele estará presente quando o Nexus for lançado.
Além da facilidade que o sistema oferecerá aos consumidores, também precisamos falar da segurança que ele garante para quem não quer viajar com dinheiro, e também não gosta de toda a burocracia dos cartões internacionais. Quem se valida disso também é o comércio, que atrai mais consumidores com o turismo internacional.
No Brasil, o PIX começou a funcionar em 2020, e desde então tem crescido em número de usuários. Hoje já são mais de 51 milhões de pessoas que contam com chaves cadastradas em bancos pelo país.
O PIX permite transferência 24 horas por dia, e o dinheiro entra quase que instantaneamente na conta do receptor. Além disso, a falta de taxa de transferência atrai cada vez mais os clientes dos bancos.
Algumas evoluções estão chegando para o PIX no Brasil, como a transferência sem internet, por meio de QR Code, que deve facilitar principalmente o comércio de rua. E em breve devemos ter o PIX internacional. Não vemos a hora!
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Criptomoedas18 horas atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Taxista ou motorista de Uber: quem ganha mais?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Como são as jornadas de trabalho nas grandes economias? Brasil discute fim do 6×1
-
Economia2 dias atrás
Reajuste no PIS/PASEP para 2025 beneficia trabalhadores brasileiros
-
Agronegócio2 dias atrás
5 tipos de fungos que mais atacam e destroem sua horta; saiba prevenir
-
Saúde2 dias atrás
Apenas um país permite a venda de órgãos humanos
-
Empresas2 dias atrás
Grande cervejaria encerra atividades e anuncia demissões em massa