Bancos
Pix por aproximação está previsto para fevereiro de 2025
Informação é do BC.
A partir de fevereiro de 2025, os correntistas poderão utilizar o Pix por aproximação, conforme anunciado pelo Banco Central (BC) ontem. A autoridade monetária e o Conselho Monetário Nacional (CMN) editaram novas regras para expandir o open finance, o compartilhamento de dados entre instituições financeiras, e permitir essa nova modalidade.
Com o Pix por aproximação, os correntistas poderão realizar transferências instantâneas sem precisar sair do ambiente de compras online e acessar o aplicativo do banco. No entanto, essa funcionalidade requer a inclusão de novos tipos de instituições financeiras no open finance e a criação de uma governança definitiva para o compartilhamento de dados entre elas.
No final de julho, o Banco Central publicará normas detalhadas sobre o tema, fornecendo instruções para as instituições financeiras e definindo suas responsabilidades na nova ferramenta. Os testes começarão em novembro, com o lançamento do serviço para a população previsto para fevereiro do próximo ano.
O cronograma anunciado pelo BC é o seguinte:
- 31 de julho de 2024: Publicação da regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), nome formal do Pix por aproximação;
- 14 de novembro de 2024: Início dos testes pelas instituições financeiras para garantir a segurança da funcionalidade;
- 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população.
Pix por aproximação
As novas regras do open finance visam simplificar os pagamentos online, exigindo a oferta do Pix nas carteiras digitais, que são instituições financeiras onde os clientes depositam dinheiro para realizar pagamentos online.
De acordo com as novas normas, instituições financeiras com mais de 5 milhões de clientes, individuais ou em conglomerados, serão obrigadas a aderir ao open finance.
O Banco Central estima que a mudança aumentará a base de clientes que podem optar por compartilhar seus dados entre as instituições, de 75% para 95%. Clientes com carteiras digitais deverão se cadastrar em uma instituição inscrita no open finance e liberar as funções de Pix nas carteiras digitais.
(Com Agência Brasil).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp