Conecte-se conosco

Economia

Pix terá QR Code para pagamento offline, saques e mais recursos do BC

Banco Central anunciou as funcionalidades que estarão disponíveis em 2021.

Publicado

em

Pix

O Pix chegou e traz grandes novidades para o mercado. Na sua primeira semana de funcionamento, ele movimentou cerca de R$ 9,3 bilhões. Isso é só o começo, visto que o sistema foi desenvolvido para um número muito maior de transferências. Mas, por enquanto, as pessoas se adaptam ao uso e descobrem sobre o funcionamento.

Além das facilidades que o sistema já oferece, foi divulgado que o Pix terá QR Code offline para pagamentos e saques de dinheiro. A novidade foi apresentada no evento Money Week pelos chefes do Departamento de Competição e Estrutura do Banco Central, Breno Lobo e Carlos Eduardo.

Os representantes tiraram dúvidas quanto às questões das funcionalidades do Pix, como a cobrança de pessoas jurídicas, que começará em 2021. Lobo e Eduardo garantem que as taxas serão menores, com redução de custos com operações e pagamentos.

O serviço para pessoas físicas é gratuito, mas quando existirem transferências comerciais, será cobrado uma pequena taxa. Já os saques via Pix prometem tirar o acúmulo de cédulas em grandes lojas, já que o serviço poderá ser utilizado na boca do caixa.

O QR Code offline funcionará quando o cliente não tiver acesso à internet pelo seu celular. O recebedor, com uma loja, vai gerar o código e rotear a conexão para que o cliente finalize sua compra. Ainda não há detalhes de como vai funcionar nem datas definidas, mas tudo indica que os serviços estarão disponíveis em 2021.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS