Conecte-se conosco

Bancos

Pix vai ser taxado? Entenda o que disse o presidente do BC

Há algum tempo, os usuários do Pix estão acompanhando para saber se a modalidade de pagamento será taxada ou não. O Presidente do BC respondeu essa dúvida!

Publicado

em

Com toda certeza você já deve ter escutado algumas notícias falando sobre a possibilidade do Pix ter uma taxa por uso. Esse detalhe tem deixado as pessoas completamente confusas diante do que pode acontecer com o futuro da modalidade mais utilizada atualmente.

Por isso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou de uma sessão no Senado Federal com o propósito de prestar contas e esclarecer as decisões de política monetária e estabilidade financeira adotadas no semestre anterior.

Afinal, o Pix será taxado ou não?

Indagado sobre a perspectiva de impor taxas ao Pix, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, refutou categoricamente tal possibilidade, afirmando que não existe intenção de taxar o Pix. Para ele, isso simplesmente não é coerente, até porque muitas pessoas recorrem à ferramenta.

Ele afirmou que o Banco Central tem dito para as instituições bancárias a serem mais rigorosas na avaliação das novas contas a fim de reduzir a criação de contas falsas, visando combater potenciais fraudes associadas ao Pix.

Outra iniciativa consiste em permitir que os usuários possam estabelecer restrições, como permitir apenas transferências para contatos predefinidos.

É importante esclarecer que a narrativa de taxação do Pix tem sido alvo de desinformação que segue sendo levada por notícias falsas.

O Banco Central está buscando sempre lembrar que as pessoas físicas continuam isentas de taxas e tarifas no uso do Pix, seja para efetuar pagamentos ou para receber valores. Porém, é importante destacar que a tarifa do Pix para pessoas jurídicas não é uma novidade.

A existência de normas diferenciadas alimentou diversos rumores nas redes sociais, onde informações enganosas circularam, descreveram tarifas cobradas por bancos em transações de Pix, sem contextualizar que essas regras aplicam-se especificamente a pessoas jurídicas, e não a indivíduos físicos.

Por isso é importante ficar atento ao que as regras se aplicam para não ter informações duvidosas e que gerem confusão nas pessoas. Portanto, pode ficar tranquilo que em relação à pessoa física, o Pix segue sem nenhuma tarifa para sua utilização.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS