Conecte-se conosco

Agronegócio

Plano ABC+ reconhece irrigação como atividade sustentável

Atividade poderá ser enquadrada no Plano Safra e produtores ganharão nova linha de financiamento

Publicado

em

O Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+) definiu a irrigação como uma tecnologia voltada para a agropecuária de baixo carbono. Para a assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jordana Girardello, o reconhecimento da tecnologia como uma importante tecnologia para poupar água e para a mitigação de gases do efeito muda a visão do setor sobre a prática. “Isso coloca a gente no hall de atividades de sustentabilidade”, disse.

Agora, os produtores interessados na técnica ganham mais uma linha de financiamento, já que a atividade pode ser enquadrada no Plano Safra.

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, realizada em Glasgow, no Reino Unido, o Brasil apresentou um planejamento estruturado para uma agropecuária de baixo carbono e incluiu os resultados desses anos iniciais do plano.

Segundo Girardello, o saldo final do Brasil no primeiro plano ABC foi de 115% de atingimento das metas. E os resultados futuros podem ser ainda maiores. “Para a segunda etapa desse plano, que é de 2021 a 2030, as metas são audaciosas. Na somatória das metas propostas pelo plano ABC+, a gente está falando na mitigação na escala de 1 bilhão de toneladas de CO2 equivalente”, afirmou.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS