Conecte-se conosco

Economia

‘Plano de voo’ do BC não sustenta Ibovespa: – 0,048%

Alta dos combustíveis pesa no ânimo dos negócios da bolsa brasileira

Publicado

em

Crédito: Infomoney

Poucas horas após ‘serenarem’ – pelo menos até agora – os ânimos das distintas autoridades em Brasília, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, obteve reação rápida do mercado, ao declarar que “a autoridade monetária vai levar a Selic (taxa básica de juros) para onde precisar”, sem alteração do ‘plano de voo’ em curso, para cada número que sair” (da taxa básica de juros). Mas o ‘agrado’ do ‘xerife da moeda’ surtiu pouco efeito, levando o Ibovespa a cair 0,048%, às 11h03, a 116.347,64 pontos.

General explica – Ao mesmo tempo, as ações da Petrobras (PETR3, PETR4), em queda, refletem, por antecipação, a participação do presidente da companhia, general da reserva, Joaquim Silva e Luna, em audiência pública hoje (14) no Congresso, para explicar as altas seguidas dos combustíveis.

Ingerência política – Reforça o viés de baixa da petroleira, declarações, dadas no dia anterior, pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, de que a companhia “deve ser lembrada de que os brasileiros são seus acionistas”, numa reedição da prática – muito comum no país, há décadas – de ingerência política em matéria econômica.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS