Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Plano estratégico da Petrobras deve focar na indústria nacional, pede Lula

Petroleira brasileira.

Publicado

em

O plano estratégico da Petrobras (PETR3; PETR4) deve focar na indústria nacional, pediu o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Isso porque o chefe do Poder Executivo não gostou de alguns pontos da apresentação feita pelo CEO Jean Paul Prates.

Levantamento da Reuters aponta que Lula pediu maior foco no que pode impulsionar a economia brasileira.

Segundo a agência, na apresentação feita no dia 9 de novembro ele reclamou que o esboço do primeiro orçamento quinquenal da Petrobras sob seu governo trazia números insuficientes para a indústria naval, em momento em que o governo petista busca reavivar o setor, que é grande gerador de empregos, além de prazos muito longos para o segmento de fertilizantes.

O presidente também defendeu que a Petrobras retome logo obras do setor de fertilizantes, produto que o Brasil tem ampla dependência de importações, embora seja uma potência agrícola.

A ação PETR4 encerrou o dia 20 cotada a R$ 36,71.

Petrobras (PETR3; PETR4)

Para a Genial Investimentos, levar o volume de investimentos da Petrobras para casa dos US$ 100 bilhões tende a pressionar o fluxo de caixa da empresa em termos relevantes pelos próximos dois anos e, consequentemente, o fluxo do pagamento de dividendos por esse período.

De acordo com relatório encaminhado ao mercado, o rendimento esperado em dividendos estaria inferior a 10%, o que seria “pouco interessante para um case de commodities maduro e com uma crescente percepção de risco corporativo”.

Tendo em vista que os investimentos devem ser elevados, os analistas da Genial Vitor Sousa e Israel Rodrigues afirmam que os dividendos vão ser menores daqui para frente.

“Resta saber o tamanho desse incremento e para onde o dinheiro deve ser direcionado. Como já mencionamos, se for um lado o negócio de Exploração & Produção foi responsável pelos grandes resultados da empresa, investimentos em negócio fora desse grande ciclo de competência da empresa trouxe resultados bem negativos”, conclui a Genial.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS