Conecte-se conosco

Agronegócio

Planta-borboleta: aprenda a cuidar de forma fácil do trevo-roxo

O trevo roxo é uma planta comum no Brasil e não demanda muitos cuidados, sendo fácil de cuidar dentro e fora de casa. Aprenda como.

Publicado

em

Quem tem um jardim no quintal pode já ter visto uma plantinha roxa em forma de trevo sem dar muita atenção. Conheça o seu significado e aprenda como utilizá-lo para trazer mais cor ao seu paisagismo.

Essa planta é originária aqui do Brasil, mas que pode ser encontrada em vários países da América do Sul, como Argentina, Bolívia e Peru. A planta-borboleta tem como característica principal suas folhas triangulares roxas que se parecem com pequenas borboletas púrpuras.

Além da característica coloração da folhagem, o trevo-roxo apresenta flores em tons branco e lilás, com formato de trompete. Por serem pequenas e delicadas, ficam ótimas na decoração de ambientes internos.

Quando elas estão em vasos dentro de casa é mais fácil observar um comportamento peculiar: quando anoitece as folhas costumam se fechar. Quando amanhece as folhas se abrem novamente para absorver a luz do dia.

Foto: shutterstock

Um sinal de que a planta está próxima de morrer é quando deixa de apresentar esse comportamento de abrir e fechar as folhas ao anoitecer e ao amanhecer.

O seu significado não faz jus à sua beleza, já que ele é um trevo falso e não traz sorte como o verdadeiro, que é o verde de quatro folhas, também chamado de trevo-da-sorte (Marsilea quadrifolia).

O trevo-roxo tem um cultivo bem fácil que pode ser feito tanto dentro de casa quanto fora. No entanto, algumas dicas podem colaborar para fazer essa plantinha ficar mais saudável e bonita.

Podendo alcançar até 30 cm de altura, o trevo-roxo, quando cultivado dentro de casa, precisa ser mantido em uma área em que possa receber uma boa quantidade de luz indireta.

A luz direta do sol precisa ser controlada e o trevo aceita melhor a luminosidade no início do dia ou no final da tarde.

Também possui uma ótima resistência às variações de temperatura, sendo sensível apenas ao frio extremo ou calor escaldante. Isso a faz uma planta perfeita para a grande variedade climática do Brasil.

O solo precisa ser aerado e com uma boa drenagem para que as raízes não apodreçam. As regas precisam ser realizadas somente quando o solo onde o trevo estiver plantado, seja jardim ou vaso, estiver totalmente seco.

Só é necessário podar após a floração para continuar estimulando seu crescimento. Como grande diferença dos outros trevos, não tem crescimento invasivo sobre outras plantas, com grande resistência a pragas.

Caso as folhas comecem a parecer queimadas ou amareladas, com mofo ou pulgões, pode ser necessário consultar um especialista sobre a aplicação de um produto específico para o problema.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS