Conecte-se conosco

Agronegócio

Plantas aquáticas: como elas podem se tornar as novas estrelas do seu jardim

Saiba quais são as plantas aquáticas que estão em alta na jardinagem e como cuidar delas de forma simples e eficiente.

Publicado

em

Você sabia que as plantas aquáticas podem trazer diversos benefícios para o seu jardim? Além de embelezar o ambiente com suas cores e formas, elas podem atrair pássaros e insetos, tudo isso enquanto criam um clima mais fresco e agradável no ambiente em que foram colocadas.

No entanto, se você está começando no mundo da jardinagem, pode não saber muito bem quais são as plantas aquáticas mais indicadas para isso nem como cultivá-las corretamente. Então, continue lendo que iremos te apresentar algumas espécies que estão em alta e que são fáceis de encontrar e de cuidar. Confira!

Plantas aquáticas para ter em seu jardim

Alface-d’água (Pistia stratiotes)

Imagem: Susilo Prambanan / Shutterstock

Essa planta flutuante tem folhas verdes claras e macias, que, como diz o nome, lembram uma alface. Ela é ideal para cobrir lagos e fontes, pois reduz a evaporação da água e impede o crescimento de algas indesejadas. Para cultivá-la, basta colocá-la na superfície da água, sem necessidade de substrato ou adubo.

No entanto, é preciso ficar atento, pois essa planta se multiplica muito rapidamente. Então, é recomendado controlar o excesso, já que ela pode prejudicar a oxigenação da água.

Sombrinha-chinesa (Cyperus alternifolius)

Imagem: Wagner Campelo / Shutterstock

Essa planta tem um caule longo e fino, que termina em um tufo de folhas radiais, o que faz com que se assemelhe muito a uma sombrinha. Ela pode ser plantada em vasos ou no solo, desde que suas raízes fiquem submersas na água. A sombrinha-chinesa é muito indicada para decorar canteiros úmidos e bordas de lagos.

Cavalinha (Equisetum hyemale)

Imagem: Victoria Tucholka / Shutterstock

Essa planta tem um aspecto bem exótico, com seus caules verdes segmentados e sem folhas. Ela pode atingir até mais de um metro de altura e é muito resistente. Ela pode ser plantada em vasos com substrato rico em matéria orgânica ou diretamente no solo úmido.

Uma boa dica é usá-la para criar contrastes com outras plantas aquáticas, já que ela possui uma aparência bastante única, o que definitivamente vai dar um efeito visual bem interessante em seu jardim.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS