Conecte-se conosco

Agronegócio

Plantas com poderes medicinais para ter em casa

Algumas espécies podem auxiliar no combate de diversos problemas de saúde.

Publicado

em

Muitas plantas possuem poderes medicinais contra diferentes problemas de saúde. Hoje vamos mostrar alguns exemplos que, além de deixarem os ambientes mais bonitos e aconchegantes, também são companheiras da nossa saúde. Estas podem ser transformadas em chás, pomadas, essências, entre outros produtos.

Conheça alguns exemplos de plantas medicinais

O capim-cidreira e o boldo são duas opções capazes de amenizar a ansiedade e problemas estomacais, de acordo com a médica homeopata Henriqueta Tereza do Sacramento.

De acordo com Henriqueta, “costumamos usar o boldo fresco, mas também é possível consumi-lo em forma de chá. É uma planta de fácil cultivo. Mas ela não deve ser consumida em excesso. Já o capim-cidreira não possui contraindicações. Ele ajuda a aliviar tensão do dia a dia.”

Além disso, a babosa e sálvia também foram citadas devido suas propriedades antimicrobianas, que auxiliam no tratamento de lesões da pele. “Apesar de não ser tão conhecida, a sálvia é uma das plantas medicinais mais benéficas e fáceis de cultivar. A babosa por sua vez, auxilia no tratamento de queimaduras e ferimentos“, afirma Marcio Fronza, pesquisador na área de produtos naturais bioativos.

Já a professora de Farmacognosia e Fitoterapia da UVV, Denise Endringer recomendou o uso de alecrim e da ora-pro-nóbis para quem precisa melhorar a resposta anti-inflamatória e em casos de mau funcionamento do intestino, respectivamente.

Denise também afirmou que o consumo deve ter moderado e a quantidade para o preparo de cada planta deve ser correto, sem excessos para que não surjam efeitos adversos.

Outras plantas como hortelã, manjericão e camomila também possuem propriedades medicinais. A hortelã fortalece os órgãos digestivos, o manjericão atua contra resfriados e gripes e a camomila possui propriedades ansiolíticas.

Além disso, outras plantas como o alecrim e a cidreira, se preparadas como chá, ajudam a diminuir o estresse. As folhas de louro também são utilizadas para melhorar dores no corpo.

 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS