Conecte-se conosco

Agronegócio

Plantas e pets: saiba quais espécies são nocivas para os animais

Alguns tipos de plantas apresentam riscos para cães e gatos e seu cultivo em casa deve ser evitado.

Publicado

em

Para quem tem pet em casa, todo cuidado é pouco! E para quem, além dos bichinhos também tem plantas, é preciso ainda mais atenção. Isso porque algumas espécies podem ser nocivas e até fatais para cães e gatos. Logo, é melhor saber escolher bem as plantinhas para evitar acidentes e reações indesejadas com os animais.

Leia também: Os benefícios de ter plantas em casa

Segundo especialistas, mesmo as plantas que apresentam aroma e beleza únicos podem apresentar riscos aos animais, causando vômitos, diarreias, alterações cardíacas, convulsões e até coma, caso sejam ingeridas.

Abaixo, listamos algumas delas:

  • Antúrio;
  • Azaleia;
  • Copo de leite;
  • Espada de São Jorge;
  • Lírio;
  • Samambaia.

Caso você já tenha alguma dessas plantas, o ideal é deixá-las em um local onde o animal não tenha acesso. E se o seu pet apresentar um dos sintomas mencionados acima, procure ajuda veterinária imediatamente.

A boa notícia é que também existem espécies amigáveis para os bichinhos, as chamadas ‘pet friendly’. Assim, cães e gatos podem ter contato direto com elas sem acarretar danos à saúde. Alguns exemplos são o girassol, suculentas e orquídeas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil abriga a segunda maior população de pets do mundo, com mais de 70 milhões de animais domésticos.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS