Agronegócio
Plantas usam táticas incríveis para se proteger na natureza
Você sabia que algumas plantas podem se defender de predadores e pragas de maneiras surpreendentes? Isso mesmo, é assim que elas sobrevivem e se desenvolvem na natureza, antes de virarem alimentos na nossa mesa.
Confira, a seguir, as 5 plantas mais astutas da natureza quando o assunto é autodefesa. Você vai se surpreender. Confira!
5 plantas com incríveis autodefesas na natureza
1. Mandioca: a raiz que esconde um veneno mortal
Imagem: Loren Biser / Unsplash.com
A mandioca é um alimento muito popular no Brasil, mas você sabia que ela contém substâncias chamadas de linamarina e lotaustralina, que se transformam em cianeto de hidrogênio?
Isso mesmo, a mandioca é muito tóxica. Essa é a forma da planta se proteger de todos os tipos de pragas na natureza. Por isso é necessário que os humanos sempre fervam o alimento antes de consumi-lo.
2. Batata: o tubérculo que muda de cor para alertar sobre o perigo
Imagem: Lars Blankers / Unsplash.com
A batata é outro tubérculo muito consumido no mundo todo, mas ela também tem seus truques de defesa. Quando exposta à luz solar, a batata produz um pigmento verde chamado solanina, tóxico para humanos e animais.
A solanina causa náuseas, vômitos, diarreia e até alucinações se ingerida em grandes quantidades. A cor verde serve como um sinal de alerta para quem for colher ou comer a batata.
3. Planta do café: a toxidade da cafeína
Imagem: Jcomp / Freepik
A planta do café é uma das mais cultivadas no mundo, graças ao seu fruto que dá origem à bebida energética. Mas você sabia que o café também tem uma estratégia defensiva muito inteligente?
A flor do café contém cafeína, uma substância estimulante utilizada na própria defesa da planta, já que deixa o solo ao seu redor tão contaminado que chega a ser tóxico, causando esterilidade ou até a morte nas pragas que tentam se aproximar.
4. Pimenta: o fruto que queima a boca dos mamíferos
Imagem: Bulbul Ahmed / Unsplash.com
A pimenta é um fruto muito apreciado por quem gosta de comida picante, mas ela também tem uma função de defesa na natureza: ela usa a própria picância para se proteger dos fungos e de qualquer outra ameaça da natureza, causando uma sensação de ardência e desconforto.
Essa é uma forma da planta evitar que seus frutos sejam comidos. Por outro lado, as aves não sentem o efeito da ardência e podem comer as pimentas sem problemas, auxiliando na dispersão das sementes.
5. Planta do milho: a espiga que se comunica com as vizinhas
Imagem: Jesse Gardner / Unsplash.com
A planta do milho é um dos cereais mais produzidos no mundo, mas ela também tem uma habilidade de defesa muito curiosa.
Quando atacada por lagartas ou outros insetos herbívoros, a planta do milho libera um gás chamado (E)-beta-cariofileno, que atrai vespas parasitoides.
Essas vespas depositam seus ovos nos corpos dos insetos, matando-os. Além disso, o gás também serve como um sinal para as outras plantas do milho ao redor, que passam a liberar o mesmo gás, criando uma rede de defesa coletiva.

-
Tecnologia12 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia9 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo20 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira